Atrações naturais, esotéricas, religiosas e culturais não faltam ao município para atingir o objetivo de fazer parte do mapa turístico do estado.
Localizada no interior de São Paulo, a 193 km da capital paulista, Bofete tem como principal atrativo as Três Pedras. É uma formação geológica que compõe o relevo montanhoso conhecido por Gigante Adormecido.
Mas não é só. Acrescente-se à beleza natural, os eventos culturais e religiosos. E, acima de tudo, o carisma de uma cidade típica do interior, onde as pessoas são amáveis, gostam de prosear e recebem os turistas muito bem.
Ações para transformar Bofete em polo turístico
Pode-se dizer que é a “melhor cidade do interior de São Paulo, ou talvez do mundo”, como brinca o prefeito, Dirceo Antonio Melo. Aliás, ele tem trabalhado arduamente para classificar a cidade como Município de Interesse Turístico (MIT). E, dessa forma, trazer recursos para incrementar o desenvolvimento da cidade, principalmente, através do turismo.
Em entrevista à Revista Marco Zero, ele conta quais as ações que têm sido realizadas para atingir esse objetivo.
Entre as ações implementadas pelo prefeito para entrar no Mapa Turístico do Estado está a criação de plano diretor com diretrizes para estabelecer um turismo sustentável e a formação de um Conselho Municipal de Turismo com reuniões bimensais. Além disso, já tem um projeto de lei tramitando na Assembleia Legislativa que contempla Bofete como um MIT.
O município está também investindo na infraestrutura da cidade. E melhorando as estradas rurais que dão acessos às belezas naturais. Dirceo ressalta ainda que todas essas melhorias não só importantes para conquistar o MIT, mas principalmente para os moradores que irão se beneficiar e usufruir dessa infraestrutura e alavancar seus negócios.
Bofete também é destaque no futebol
Bofete tem uma grande tradição no futebol. A cidade já revelou jogadores que atuaram e ainda atuam em equipes profissionais, assim como também membros de arbitragem atuantes no futebol profissional.
No futebol amador, também algumas equipes merecem destaque no cenário futebolístico da cidade, dentre delas a Associação Esportiva Independente, Clube Atlético Bofetense, Carro Velho FC (equipe de veteranos) e a equipe Pantera Cor-de-Rosa, formada por jovens amigos em meados dos anos 2000 que se sagrou bi-campeã municipal, batendo inclusive equipes tradicionais da região.