Cultura, história, belezas naturais, boa gastronomia, arquitetura e urbanismo ímpares e outros atrativos mostram que Brasília está muito além de ser apenas a capital federal. A cidade foi um dos destaques no estande da Embratur como rota turística internacional na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento é a mais importante feira de turismo internacional de Portugal, que aconteceu de 12 a 16 de março.
Inserida no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), projeto da parceria Embratur e Sebrae voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e promover experiências únicas, Brasília foi apresentada com destaque na perspectiva inovadora de sua arquitetura e urbanismo integrada com os aspectos naturais do cerrado brasileiro, com áreas verdes em meio aos prédios e monumentos, formando um cenário singular adornado pelo seu vibrante céu azul.
O estande do Brasil na feira de turismo exibiu um vídeo sobre um passeio ciclístico pela cidade. Ele apresentou os principais monumentos da capital. Também foi realizado um sorteio de passagem da TAP. Outro ponto de destaque do evento foi o cooking show e degustação, apresentado pelo chef Gil Guimarães. Ele desenvolveu o cardápio da revitalização da Casa De Chá, projeto histórico de Brasília, produzido por Oscar Niemeyer.
“A participação do chef Gil Guimarães traz para o público da BTL uma mostra qualificada da mistura de sabores e saberes que caracteriza a riqueza e a diversidade da nossa gastronomia. Quem visita o Brasil mergulha nesse universo de possibilidades que as cozinhas de cada região do nosso país oferecem. Sem dúvidas, poder sentir os sabores e os aromas brasileiros é mais um atrativo entre tantos outros que têm levado um volume recorde de turistas a nos visitarem, como os quase três milhões que já estiveram no Brasil somente neste ano”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participar de eventos internacionais como a BTL em Lisboa é uma oportunidade estratégica para mostrar que Brasília como um destino completo.
“Nossa capital se consolida como um destino completo. Há experiências que surpreendem os visitantes, como a Rota do Vinho, que destaca a Vinícola Brasília e a crescente produção local. Além disso, Brasília se destaca como um polo para grandes eventos, oferecendo infraestrutura de excelência para feiras, congressos, shows e competições esportivas de nível internacional. Queremos reforçar ao mundo que Brasília é um destino vibrante, diverso e pronto para receber turistas e grandes negócios”, afirmou.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que as estratégias adotadas na feira de turismo para aumentar o fluxo de turistas no Brasil contribuem para a geração de emprego e renda para os pequenos e microempreendedores.
“Um número significativo de negócios do turismo é de pequenos negócios. Desta forma, esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. E o Sebrae é um ator fundamental, pois precisamos compartilhar experiências, dando mais clareza aos mais de 97% dos empreendedores, que são de pequenos negócios, para que eles possam atuar na construção de soluções e serviços, que permitem gerar empregos e inclusão no país”, afirma.
A Embratur tem como parceiros no evento a TAP Air Portugal, o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Municipal de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo.
Portugal-Brasil
Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024. As chegadas aumentaram de 182.463 no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.