São poucos que conseguem passar ilesos ou quase ilesos por períodos de recessão. O setor de casamentos foi um deles. A quantidade de enlaces matrimoniais está em ascensão desde 2013, passando de 1 milhão ao ano.
Os gastos com os eventos em geral também seguem crescendo, em média, 10,4% ao ano. Entre 2013 e 2016 (ano do último levantamento), o aumento foi de 25%. Apenas na cidade de São Paulo, 74 mil casamentos movimentaram R$ 1,4 bilhão em 2016. Pensando no estado como um todo, a cifra chega a R$ 4,9 bilhões.
Mas quais gastos envolvem uma festa de casamento? Em média, para preparar uma cerimônia, os noivos precisam reunir cerca de 40 serviços diferentes.
De fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, massagistas, músicos até serviços de buffet, joalheiros e estilistas envolvem a festa completa. E esses são fornecedores que podem ser microempresários ou profissionais autônomos.
A lista de serviços ainda integra pequenas e médias empresas. Desde seguro que garante indenização de prejuízos – como danos acidentais aos trajes do casal – a presentes de casamento, custos por conta de um eventual cancelamento do evento, locação de equipamentos de luz e som, agenciamento de viagens, cenografia. A lista segue até onde a imaginação do casal levar.
Evento do setor de casamentos reúne fornecedores em um só lugar
Todo o processo do casamento pode ser muito estressante para os casais e é justamente por esse motivo que o evento CASAR.com foi criado. O objetivo é facilitar realizar este momento tão mágico.
O encontro do setor de casamentos reúne em um só endereço mais de 80 fornecedores de diferentes áreas, desde o buffet até empresas de cenografia, estilistas e joalherias, entre outras especialidades.
Esse ano, o evento acontece de 23 a 26 de maio, no Shopping JK Iguatemi. Além da ação em São Paulo, os noivos podem encontrar toda a experiência on-line no site casar.com, onde, além de obter diversos fornecedores, podem, também, criar listas personalizadas de casamento e concentrar de forma digital toda a comunicação com seus convidados, mais uma vez, facilitando a experiência do casamento para o casal. Hoje, o site já movimenta cerca de 130 mil novas páginas por ano.
Como tudo começou
Com o objetivo de tornar a experiência de organizar um casamento o mais encantadora possível, os sócios Fábio de Camillo, Paula Raimo e Camila Piccini, desenvolveram o CASAR.com, primeira empresa do Brasil a oferecer soluções on-line e off-line (extensão da plataforma para experiências físicas) para realização de casamentos.
Criada pela assessora matrimonial Vera Simão, a empresa gerenciava, primeiramente, todo o preparo do tão sonhado dia. A partir de 2013, a estrutura foi repensada para atender os noivos em todos os âmbitos. Só no ano passado, o CASAR.com atendeu cerca de 10 mil pessoas.
O evento já teve mais 1.000 expositores em vários estados
A primeira edição do evento CASAR.com foi realizada em 2002, em São Paulo. A ideia era reunir os melhores fornecedores do mercado em um só lugar. O objetivo era possibilitar à noiva organizar seu casamento em apenas um dia.
O evento tomou forma, conquistou mais de 1.000 expositores de todo território nacional e passou por diversas cidades, como São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Belo Horizonte e Salvador.
Serviço:
Data: 23 a 26 de maio
Horário: quinta a sábado, das 14h às 21h, e domingo, das 14h às 20h
Local: Shopping JK Iguatemi
Leia também Tiradentes vem se tornando o destino preferido das noivas