Embora já fosse praticado anteriormente, o Turismo Culinário (ou Turismo Gastronômico) só ganhou essa nomenclatura no final dos anos 1990.
A partir daí, cresceu a importância atribuída a essa gostosa forma de experiência de contato com a diversidade cultural dos lugares visitados. E, assim, as agências de viagens passaram a oferecer mais opções de destinos turísticos com essa finalidade.
Nesse contexto, o Centro de Portugal tem conquistado cada vez mais destaque no cenário do turismo mundial, com restaurantes premiados, gastronomia de alto nível e pratos típicos deliciosos. Rica e versátil, a cozinha da região conta com bacalhaus, leitões e os famosos queijos da Serra da Estrela, mas são as receitas tradicionais dos doces locais que estão “pegando os visitantes pelo estômago”.
O turismo gastronômico atrai visitantes para o centro de Portugal
Entre os mais conhecidos estão os ovos moles de Aveiro, de sabor intenso e ingredientes simples (água, açúcar e gemas de ovos), herança de habilidosas freiras, que faziam verdadeiros milagres nas cozinhas dos conventos portugueses e acabaram criando algumas das sobremesas mais famosas do país. Bem próximo de Aveiro, na cidade de Ovar, há um pão de ló típico irresistível. Outro bom exemplo é o singular salame de chocolate, feito com bolacha Maria, manteiga, açúcar, chocolate em pó e gemas de ovos.
A 200 km de Lisboa e 135 km do Porto, Coimbra, um dos principais destinos do Centro de Portugal, guarda quitutes como os refinados pastéis de Tentúgal e as Queijadas de Pereira, com gostinho de comida feita em casa. Em Leiria, lar da primeira Nutelleria do país, é preciso experimentar as brisas de lis, que deram origem ao quindim brasileiro. Chocolates artesanais são a especialidade de Viseu; em Aveiro, a Fabridoces produz receitas tradicionais e sorvetes inesquecíveis; e, por fim, o “beija-me depressa” de Tomar, receita que também tem os ovos como ingrediente principal, é popular no país inteiro, especialmente no Dia dos Namorados português, comemorado no dia 14 de fevereiro.
Com inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso para a prática do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, o Centro de Portugal é considerado a mais charmosa região portuguesa.
Fotos: Divulgação