A partir de 11 de abril de 2022, Dia da Chapada Diamantina, a região terá uma nova opção de roteiro cultural. É a VB Galeria de Arte Contemporânea. Situada aos pés do Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada, a VB Galeria faz parte da Villa Barriguda, um novo empreendimento turístico em Campos de São João.
A galeria abre suas portas com a exposição coletiva “Gênesis”, composta por cinco artistas: Muricy, Dida Murta, Marco Lima, Rodrigo OMG e Donato. Com curadoria de José Félix, idealizador e sócio do empreendimento, a mostra apresenta forte presença da arte urbana. As obras que contemplam elementos naturais, por meio das linguagens contemporâneas com base no grafite e em ilustrações feitas de nanquim.
Instalada em uma área verde de 15 mil m², a Villa Barriguda está estrategicamente posicionada entre dois importantes destinos turísticos da região: a cidade de Lençóis e a cidade de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão.
“Estamos em um lugar de fácil acesso. Por onde praticamente todos os turistas passam enquanto visitam pontos turísticos famosos como o Morro do Pai Inácio, Poço do Diabo, as grutas da Pratinha e da Lapa Doce e muitos outros”, comenta José Félix.
A galeria possui duas salas internas, terraço e uma agradável área externa. “Queremos receber obras e coleções em múltiplas linguagens, principalmente de artistas em ascensão, tornando a VB Galeria parte do circuito de galerias do estado da Bahia.” complementa Maurício Cerqueira, sócio do empreendimento.
Em breve, será inaugurada uma loja com artigos produzidos pela Villa Barriguda e pelos artistas que por ela passam, como camisetas, bolsas, canecas, ímãs, adesivos, cartões postais, pôsteres, livros, guias, além de produtos legítimos da Chapada Diamantina.
A Villa Barriguda
A Villa Barriguda é uma hospedagem que será inaugurada em breve. Moderna e totalmente integrada à natureza, dispõe de espaços especiais que inspiram momentos de relaxamento, contemplação e privacidade. Sua concepção partiu de um casal franco-brasileiro que desejava trazer ao interior da Bahia uma experiência turística com serviços inovadores e princípios sustentáveis.
Campos de São João é um povoado com menos de mil habitantes, clima de interior e povo acolhedor. Suas ruas de pedras e casarões antigos ajudam a contar a história cultural da Chapada Diamantina, especialmente pela presença de um trecho da Estrada Real, por onde a Coroa Portuguesa escoava o ouro do interior da Bahia em direção a Rio de Contas, no século XIX.
Chapada Diamantina
11 de abril é celebrado o Dia da Chapada Diamantina. A data faz parte do calendário oficial de eventos do Estado da Bahia desde 2018, como reconhecimento da relevância da região para a Bahia.
Destaque no cenário turístico nacional e internacional, a Chapada Diamantina está entre os principais destinos do nordeste. Seus cenários naturais exuberantes formados por morros, rios, cachoeiras, grutas e cavernas são convites imperdíveis para visitantes que buscam o turismo de natureza e também o turismo cultural.
Da arte rupestre aos shows musicais, as charmosas cidades no entorno do Parque Nacional apresentam excelentes opções de passeios e programações culturais, desde festas e manifestações tradicionais, até eventos ligados à dança, teatro e cinema, além de museus e exposições de artes visuais.
Serviço
Abertura da V/B Galeria / Exposição Gênesis
Quando: 11 de abril a 11 de agosto de 2022
Horário: segunda a sábado, das 16h às 18h
Onde: Villa Barriguda, Campos de São João – Palmeiras – Chapada Diamantina, Bahia;
Quanto: gratuita
Instagram: https://www.instagram.com/vb_galeriadearte/