As pessoas começam a empreender por vários motivos. Mas para tirar as ideias do papel e de fato abrir uma empresa e ter sucesso é preciso ter organização e planejamento impecável, além de ficar de olho em questões burocráticas, contratos, impostos e ter noção do setor no qual decide empreender.
“Eu, por exemplo, já fui professor em cursos de administração, RH, tive 2 unidades próprias e 17 escolas licenciadas, formei mais de 13 mil alunos e fiquei nesse mercado por 10 anos e em seguida, migrei para a gastronomia e fui responsável pela administração de quatro restaurantes da família”, explica Alex Rodrigues, CEO do Laveco.
“Por último, troquei o setor gastronômico pela indústria. Hoje, me dedico integralmente a Laveco, empresa pioneira na produção de pias portáteis. E embora eu já tivesse conhecimento sobre administração e gestão, não foi nada fácil. Claro que isso facilitou muita coisa, mas cada segmento possui a sua particularidade. Por isso digo, organização e planejamento são essenciais para o sucesso”, completa Rodrigues.
Um dos grandes obstáculos da atualidade foi causada pelo Coronavírus. Muitas empresas faliram por conta da crise, mas enquanto encerravam as atividades, outros observaram esse momento como uma oportunidade de alavancar os negócios em busca de sucesso, lembrando aquela famosa frase “em meio ao caos, existe a esperança”. Essa ideia fez toda a diferença para o empresário de Embu das Artes.
Neste período, Alex Rodrigues enxergou a demanda do mercado, ajustou a linha de fabricação para atender novos clientes, qualificou a equipe e cresceu mais de 350% no primeiro ano da pandemia. O seu produto, pias portáteis, se tornou essencial em todos os setores.
Outras empresas não tiveram essa sorte. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), seis em cada dez negócios viram o faturamento diminuir do início da pandemia até agora, 72% teve redução no volume de clientes. A pesquisa foi feita com cerca de cem empresas no Estado, entre Abril e Maio de 2021.
Para as médias empresas, a situação já é outra. cerca de 32 mil decretaram falência nos primeiros quatro meses do ano, o que representa 27% em relação às 125 mil que deixaram de existir em 2020. Foram 13 mil falências das grandes empresas, algo curioso se comparado ao último ano.
Os números de fato assustam aqueles que já possuem um negócio ou pensam no assunto. Mas com o aumento da vacinação, o calendário de shows e eventos, a reabertura do comércio e o aquecimento do turismo, há uma esperança. Então, o que fazer para essa aproveitar esse momento e ter um negócio de sucesso? Alex, CEO do Laveco do Brasil, traz 5 dicas interessantes, confira:
Crie produtos ou serviços diferenciados
“Mesmo o mercado sendo amplo, já estamos saturados de alguns produtos e ideias. Por isso, o ideal é pensar e desenvolver produtos e serviços que sejam diferenciados, que agreguem algo na vida das pessoas. E eles podem ser totalmente novos ou adaptados aquilo que já existe. No caso do Laveco, a ideia foi exatamente essa. Criamos algo que não havia no mercado para facilitar a higienização das mãos em meio à crise hídrica de São Paulo em 2014. Hoje, temos vários concorrentes que pegaram carona na nossa ideia, mas temos orgulho em termos criado esse modelo, realizamos a patente do produto e somos originais, pioneiros na fabricação de pias portáteis”, explica o CEO.
Conhecimento e capacitação
Ao abrir uma empresa é extremamente importante buscar conhecimento sobre seus concorrentes, o mercado que irá atuar e estar sempre de olho no que os outros países estão fazendo. “Aqui no Laveco prezo por capacitar minha equipe com cursos, sempre trazendo novidades para eles e consequentemente, para os meus clientes, e eu não fico de fora, procuro entender os desafios da rotina de empreender, e solucionar problemas de maneira mais rápida”, comenta Alex.
Invista
Segundo o CEO, a maioria dos empreendedores não sabe como começar a investir, por isso é de extrema importância conhecer em quais áreas da sua empresa você precisa investir primeiro. Todas as áreas são importantes, mas aquelas voltadas para a captação e clientes e capacitação de funcionários devem ter uma atenção especial na busca pelo sucesso.
Mostre valor para o cliente
Tenha um plano de negócio claro e eficaz. Conheça o seu produto, defina e reforce o seu propósito diariamente com o seu time. “Como apresentar minha empresa, e meu produto? Qual é o meu diferencial? Essas são perguntas super importantes para você começar a pensar e se destacar no mercado. Ao achar a resposta delas você começará a identificar a sua proposta e pensar em novas estratégias para o seu negócio”, explica o empresário.
Controle a ansiedade
“Por último e não menos importante, quando estamos em um desafio novo, é comum termos ansiedade, já que não sabemos de fato se irá dar certo ou não. Mas não podemos deixar que isso tome conta de nós. É preciso ser um líder, ousar, pensar grande sem medo, mas sem tirar os pés do chão”, conclui o CEO do Laveco.