Trazer segurança e confiança para os viajantes é um dos principais objetivos do setor rodoviário neste período de pandemia. Por isso, a ClickBus, plataforma de vendas on-line de passagens rodoviárias, está lançando o Selo de Segurança Reforçada, mais uma medida de enfrentamento à Covid-19.
O selo é uma forma de garantir o cumprimento e chancelar a qualidade dos procedimentos de higiene, desinfecção dos veículos, jornada com menos contato (que inclui o uso de máscaras, embarque com e-ticket e fornecimento de álcool gel) e orientações efetivas aos passageiros sobre as medidas adotadas pelas empresas do setor de transporte rodoviário no país. A medida será fiscalizada a partir de pesquisas com clientes e contato com as empresas de ônibus.
O lançamento deste Selo conta com a parceria de mais de 100 viações de todo o Brasil. O objetivo é garantir que as empresas que aderiram ao selo sigam corretamente as recomendações do Ministério do Turismo e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), permitindo que as pessoas que precisam consigam viajar de forma segura e com maior tranquilidade, tendo o respaldo do selo de que os protocolos corretos estão sendo seguidos.
Durante o processo de compra nas plataformas da ClickBus (aplicativo, computador ou mobile web) o usuário poderá identificar através do ícone do selo as empresas e rotas que contam com o Selo de Segurança Reforçada para fazer sua escolha de viagem.
“Neste início de lançamento já temos mais de 100 empresas de ônibus comprometidas em oferecer as medidas básicas de higiene e segurança para o viajante neste momento de retomada e a ideia é que em breve 100% das empresas do nosso portfólio já tenham aderido também”, afirma Fernando Prado, CEO e fundador da ClickBus.
As principais medidas de segurança avaliadas serão: limpeza e desinfecção dos veículos, seguindo as medidas do Guia Sanitário de Veículos Terrestres nº 18/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); utilização de estratégias que minimizem o contato entre passageiros no veículo e entre passageiros e profissionais do setor, colocando em prática ao menos duas medidas, entre elas a adoção de e-Ticket, uso de máscaras, luvas e distribuição de álcool gel; e orientação aos viajantes sobre higienização antes de cada viagem, por meio de publicações nas redes sociais, sinalização nas rodoviárias, ou até mesmo cartilhas.
Essas são as medidas mínimas para obtenção do Selo, mas muitas empresas de ônibus estão adotando várias outras medidas como marcação de fila de embarque, cabines de desinfecção, medição de temperatura, entre outros.
“Diante do fator estrutural e da importância social da viagem de ônibus no Brasil, e de como o ônibus será fundamental principalmente nas retomadas de atividades, estamos trabalhando todos os dias para que as pessoas tenham mais segurança no transporte rodoviário através de mais cuidado e higienização em todo o processo. Nossa missão é orientar os passageiros, oferecer total apoio e, principalmente, ferramentas de segurança para se deslocarem neste período tão incerto pelo qual passamos”, explica o CEO da ClickBus.
“Nesse sentido, o Selo irá trazer inúmeros benefícios e ajuda o setor a cumprir o seu papel de oferecer a segurança e a infraestrutura necessárias. São mais de 150 empresas de ônibus em todo o país e a ClickBus assumiu este papel de unificar, orientar e dar visibilidade das medidas adotadas pelo setor para que viajantes de todo o Brasil tenham mais segurança nas suas viagens”, completa Fernando Prado, CEO da ClickBus.
Além disso, com a medida, os viajantes poderão contribuir na fiscalização das empresas e terão autonomia para avaliar o merecimento do selo. Sendo assim, depois de cada viagem, o passageiro poderá analisar o cumprimento das normas pela empresa com a qual viajou. Um trabalho realizado em conjunto com a população, visando o bem-estar e segurança no transporte.
Portanto, caso realmente precise viajar, a ClickBus reforça o pedido para adotarem as medidas de segurança. A empresa permite que seus usuários garantam a viagem de ônibus sem a necessidade de ida até a rodoviária, comprando a passagem online, em mais de 150 empresas parceiras, selecionar o destino e horário, escolher a viação e assento, e realizar o pagamento, que pode ser feito em até 12x.