Viagem em família é uma delícia, mas nem sempre é algo fácil. Agradar e garantir a segurança de todos é um desafio na hora de programar o passeio.
É preciso pensar em muitos detalhes quando a turma é composta por crianças cheias de energia pra brincar, adolescentes querendo descobrir o mundo, adultos cansados sonhando com um pouco de paz, idosos com necessidades especiais e ainda os pets.
Para ajudar as famílias na missão “viagem para todos”, veja algumas dicas de Júlio Castanheira, diretor de Hotelaria da RDC.
Crianças
Aos pais que escolhem ficar em hotéis, é importante se informar sobre a estrutura, alimentação e área de lazer. O esquema de acomodação e cuidados dos quartos, como cama extra, telas nas janelas, proteção de tomadas e segurança em sacadas e piscinas são imprescindíveis.
“Uma questão que inibe muitos pais de encararem um hotel é a alimentação da criança. Às vezes, é necessário acesso à cozinha para aquecer uma papinha ou mamadeira, ou ainda opções no cardápio que contemplem o mini-hóspede. Hoje em dia, os hotéis estão bem flexíveis e preparados para isso, alguns dispondo até de copa baby”, explica Castanheira.
Adolescentes
O ideal é que os pais pesquisem com antecedência quais as opções de passeios no destino da viagem. É importante saber se há parques, centros de diversão, atividades de aventura na natureza, shows e “baladas” específicas para esta faixa etária.
“Os adolescentes, em geral, desejam mais contato social. Buscam fazer novas amizades e explorar territórios. De preferência, sem os pais. Uma opção é buscar por agências especializadas em passeios do tipo, sempre dando atenção à segurança dos jovens”, aconselha o diretor da RDC. Na bagagem, não esqueça de incluir jogos que possam integrar não apenas os jovens, mas toda a turma.
Adultos
A maioria, especialmente os pais de família, quer mesmo é descansar nas férias. Por isso, quanto menos preocupação, melhor. Investir um tempo para preparar a viagem com antecedência é a melhor maneira de aproveitar os dias de folga, já que as decisões e providências mais importantes já foram tomadas. A parte financeira não pode ficar de fora, mas ao contrário do que se pensa, calcular custos de viagem é bem menos complicado do que parece.
“É comum que os pais fiquem tão preocupados com tudo que esqueçam de si mesmos nas férias. Por isso, é importante garantir um tempo para o casal se curtir. Não esquecer de planejar um passeio, um jantar a dois ou até mesmo cuidados com bem-estar em um spa, por exemplo”, diz Castanheira.
Idosos
É cada vez mais comum idosos que topam viajar com a família. Mas, é bom lembrar que eles precisam de cuidados especiais. A começar pelas acomodações, que devem ser seguras. Nos banheiros, é importante conferir se há apoiadores no box, por exemplo. Caso a pessoa faça dietas, é fundamental verificar com o hotel a possibilidade de haver um cardápio adaptado.
Os medicamentos devem ser levados em quantidade suficiente para todo o período. Para determinados casos, é aconselhável escolher um destino que tenha hospitais próximos, para casos de emergência. Nem sempre os idosos poderão acompanhar os mais jovens em passeios, então é importante que o local da hospedagem ofereça opções de diversão mais leves.
Pets
Cães e outros animais de estimação fazem parte da família e também saem de férias. “Neste caso, obviamente, é preciso escolher por locais que permitam a permanência de pets e tenham espaços para que eles possam ficar durante os passeios em que não possam ir”, alerta o diretor da RDC. Agora, basta arrumar as malas com todos os apetrechos necessários e muita animação para que todos possam viver uma experiência prazerosa. Independente do destino ou tipo de hospedagem, a hora é de aproveitar.