A Equipotel, que teve início segunda-feira (22), continua com sua programação repleta de conteúdo e conhecimento. Palestrantes e convidados, que são referência na indústria, marcaram presença nos pavilhões da São Paulo Expo. O objetivo é discutir e debater o mercado da hospitalidade brasileiro e suas tendências para os próximos anos.
A Arena do Saber, com mediação de Gabriela Otto, trouxe para reflexão vários temas. Entre eles: “Tendências e Dicas Práticas para uma Distribuição Hoteleira lucrativa”, “O Hoteleiro do Futuro: Perfil, Expectativas e Comportamento”, “Sustentabilidade e o Bem Estar elevando sua Marca” e, para finalizar, “Negociações Otimizadas: Lazer x Corporativo”.
Na Vila da Hospitalidade, o Conotel contou com a presença de Vinícius Lummertz. O secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo proferiu a palestra “A parceria público-privada na retomada dos negócios”. Ele apresentou ao público visitante o “Plano de Turismo 20-30”. Além de uma série de iniciativas governamentais para buscar a evolução do mercado turístico de São Paulo nos próximos dez anos.
O espaço também foi palco para apresentação de conteúdo relevantes nas palestras “A hotelaria e sua capacitação: reduzindo o turnover” e “Crescendo em tempos de crise: a hotelaria em foco”, com a participação de Matheus Toscano e Eduardo Faraco.
Para falar de gastronomia no setor hoteleiro, o Espaço do Conhecimento SENAC apresentou aos visitantes uma experiência única em alimentação e hospitalidade com as intervenções “Cozinha de Buffet”, “RH: retenção e desenvolvimento de talentos para o setor de hospitalidade” e “Harmonização de sobremesas e vinhos”.
Antecipando tendências internacionais, o tema “Brunch sem trigo e sem leite: alternativas para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares” permitiu aos gerentes gerais, chefs e gerentes de A&B entender mais sobre um mercado que cresce constantemente.
O BCB Xperience, comprometido em entregar ao público tendências e conteúdo para a gestão de bares, também apresentou rodas de conversas e palestras com o tema “Jogo é jogo, treino é treino! A importância do treinamento de equipes e os resultados do programa Diageo Bar Academy pelo Brasil”, “Bartender – como comunicar sua marca de forma efetiva?” e “A linha de produção em bares de volume”, com a participação de Miguel Paes, Kelly Stein e Adriana Teodoro.
Já o Motel Xperience trouxe informações importantes sobre estratégia, serviços e produtos. Destaque para a palestra “(R) Evolução dos Motéis”, com participação de Felipe Martinez e Leonardo Dib. O filósofo e historiador Leandro Karnal, por sua vez, provocou o público com sua apresentação “Como a vida digital vem influenciando o comportamento humano”.
Cumprindo sua função de plataforma de negócios, a Equipotel promoveu no Auditório II da Vila da Hospitalidade, o Encontro de Compras do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), com uma rodada de negócios entre gestores de compras corporativas das redes associadas e fornecedores de diversos segmentos. As reuniões são grandes oportunidades para os compradores conhecerem novos fornecedores e solidificarem relações com seus parceiros atuais.
Para os fornecedores, a rodada de negócios promove networking. E também a oportunidade de apresentarem seus produtos a uma grande fatia do mercado hoteleiro, com as maiores redes do país; a estimativa é de mais de 90 milhões de reais em negócios gerados na feira.
Participaram do encontro, como fornecedores, a Procat Vacinas, Realgems, Amenix, VEGA I.T., Harus, Trendx, TOTVS, Alteso, Camesa, Elemento W, Girbau, Qualifest e Grosfillex. Dentre as empresas compradoras, estiveram presentes a Accor, Atlantica Hotels, Átrio Hotéis, Bourbon Hotéis e Resorts, Bristol Hotels, Hotéis Deville, Estanplaza Hotels, GJP Hotels & Resorts, Intercity Hotels, Louvre Hotels Group, Pestana Hotels & Resorts, Transamérica Hospitality Group e Travel Inn Hotels.
A Equipotel – sinônimo de hospitalidade na América Latina – contará com mais dois dias de evento. Nessa edição, com a presença de 250 marcas expositoras no pavilhão e diversas palestras com conteúdo de relevância para o setor hospitaleiro.