O conceito de hospitalidade vai muito além da hotelaria, que por si só envolve um complexo sistema de operações. A 58ª edição da Equipotel, maior evento do setor na América Latina, procurou oferecer conteúdo e soluções. Tudo direcionado para hotéis, motéis, pousadas, hospitais, clínicas, spas, bares e restaurantes sem esquecer dos arrojados hostels. O quarto e último dia da feira trouxe uma série de debates e negócios envolvendo a hostelaria assim como workshops para os profissionais de governança.
Todo o conteúdo apresentado da Hostel Hour foi criado por e para profissionais de hostels. O obejtivo foi apresentar as melhores práticas do Brasil, da América Latina e da Europa. O encontro foi mediado por Marina Moretti e Diego Bonel, editor da revista Brasil Hostel News.
E também contou com a participação dos convidados Maria Helena Sessak (Mulherada Hosteleira), Alex Vieira de Deus (HI Brasil) e Guilherme Carames (ABHostels). Eles discutiram o cenário atual da hostelaria brasileira e suas respectivas tendências para os próximos anos.
Prêmio da Hostelaria teve 3 categorias
O encontro também foi palco do lançamento do Prêmio da Hostelaria por Brasil Hostel News. Ele possui três categorias: “Tamo Junto”, destinado a hostels que estão envolvidos em projetos comunitários e socioambientais a fim de aprimorar o mercado e a experiência da hostelaria como um todo; “Vou de Hostel”, para a comunidade de influenciadores que compartilham a cultura e o dia a dia dos hostels para a popularização desse setor; “Gente de Hostel”, que se dedica à valorização do staff que trabalha nos bastidores e que fazem tudo acontecer na hostelaria. E finalmente, o Troféu Trotta, uma homenagem da revista àqueles que são pioneiros no setor hosteleiro. O nome, inclusive, se refere ao casal Trotta, responsável por criar o primeiro hostel no Brasil em 1961.
A Vila da Hospitalidade também recebeu hoje a Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG) com o seu Workshop de Governança Hoteleira, aberto gratuitamente para os associados e participantes da feira.
O conteúdo foi inteiramente dedicado à profissionalização do setor. Ele contemplou temas como os princípios da hospitalidade para um atendimento de excelência e apresentou conceitos de valor e praticidade do segmento.
O workshop, com duração de 4 horas, abordou a mudança de comportamento das equipes de governança para excelência do atendimento e a superação das expectativas do cliente para promover um serviço satisfatório. E contou com a presença de Elizabeth Wada, Daniela Diniz, Marcelo Boeger e Maria José Dantas.
Foco na geração de negócios
Oferecendo uma oportunidade única de negócios para expositores e compradores, o Business Center sediou neste último dia de evento a rodada de negócios da Equipotel, otimizando o tempo de negociações e garantindo novos contratos.
Já o Espaço do Conhecimento Senac, o BCB Xperience e o Motel Xperience organizaram debates apontando tendências para os próximos anos, consolidando a Equipotel como plataforma de negócios e conteúdo pioneiro.
Com a bandeira de “uma nova década de infinitas possibilidades”, a 58ª edição da Equipotel reuniu profissionais de hospitalidade do Brasil e do exterior. Eles apontaram soluções, promoveram negócios e fortaleceram relacionamentos.
O evento reuniu mais de 250 marcas expositoras, milhares de compradores — 30% dos visitantes da feira marcaram presença em mais de um dia — e mais 240 horas de conteúdo, confirmando assim, a retomada da indústria e dos investimentos no setor.