O navio Costa Firenze, o maior navio da Costa Cruzeiros a vir para a América do Sul, está atracado desde sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, em Santos (SP). Será o início das suas atividades na temporada 2022/2023 na região. Com 2.136 cabines, o Costa Firenze chega em águas brasileiras após realizar cruzeiro de travessia de 18 noites entre a Europa e o Brasil.
Para marcar a chegada e dar as boas-vindas ao Costa Firenze, a Costa realiza a tradicional cerimônia de troca de placas, seguido de almoço a bordo. O comandante do Costa Firenze, Ezio Di Nunzio; o presidente Executivo da Costa para América do Sul e Central, Dario Rustico; e o presidente Institucional da Costa, Renê Hermann, recebem autoridades locais e portuárias; membros de comunidade italiana e parceiros comerciais para esse momento especial.
Entre os convidados: a Secretária Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino; o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, além de diversas autoridades portuárias e de instituições locais como Concais, Polícia Federal, Receita Federal, Instituto Neymar; e personalidades da Comunidade italiana no país como Italcam (Câmara Italiana de Comércio de São Paulo), ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália) e Accademia Italiana della Cucina.
“Vamos iniciar a nossa maior temporada dos últimos 10 anos na América do Sul com um belíssimo navio. E que faz a sua estreia na região. É uma satisfação enorme poder proporcionar ao mercado brasileiro um produto inédito e que retrata fielmente os principais atributos da Costa: a excelência em hospitalidade, gastronomia e entretenimento”, afirma Dario Rustico, presidente Executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central.
Costa Firenze: navio inspirado no renascimento florentino
Com mais de 2.100 cabines e pesando 135.500 toneladas, o Costa Firenze estreia na América do Sul como o maior navio da história da companhia a vir para a região. Durante toda a temporada 222/2023, o Costa Firenze fará cruzeiros de sete noites. Os embarques deserão em três portos – Santos, Rio de Janeiro e Salvador – para visitar a Bahia; além de minicruzeiros saindo de Santos até abril de 2023. Todos os roteiros do Costa Firenze podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito pelo site da Costa Cruzeiros ou por meio do portal Costa Extra, exclusivo para as agências de viagens.
O Costa Firenze combina uma série de soluções projetadas aos diferentes perfis de público. Entre elas, o parque aquático Laguna Water Park com três toboáguas de diferentes alturas, Outro destaque é o Rope Garden Adventure Park. É um parque de aventura, onde os hóspedes podem ficar suspensos sobre o mar entre pontes e plataformas.
Inspirado na cidade italiana de Florença, o viajante tem a chance de degustar a bordo os melhores vinhos da Itália no espaço exclusivo Frescobaldi Wine Experience. Há também opções de pizzas e sorvetes artesanais produzidos a bordo diariamente na Pizzeria Pummid’Oro e na Gelateria Amarillo.
Com 13 restaurantes e sete bares, a alta gastronomia é destaque no Costa Firenze. Há o Fiorentina Steak House para a degustação de carnes italianas e pratos mediterrâneos criados exclusivamente para a Costa pelos chefs internacionais Bruno Barbieri, Hèlène Darroze e Ángel Leòn, que, juntos, somam 17 estrelas Michelin, no restaurante Casanova. O hóspede também tem à disposição o melhor da cozinha asiática e oriental nos restaurantes Teppanyaki e Sushino.
Duas áreas do navio são inteiramente dedicadas aos adolescentes: uma coberta, com videogames com 11 jogos e área de playstation, e outra externa com tênis de mesa, Twister e bilhar de pé. Já o Squok Club é para os mais novos. Nesse espaço, as crianças podem se divertir com as luzes e sons dos jogos digitais NEOS, e brincar ao ar livre, sob a supervisão dos monitores.
Para os amantes do esporte, há um campo de futebol e campo de minigolfe. No Costa Firenze, os hóspedes podem ainda desfrutar do sol e do mar com tranquilidade nos espaços e lounges ao ar livre. Se preferir, tem a galeria de arte com obras de artistas contemporâneos, pop e surrealistas, que também podem ser adquiridas a bordo.
Um passeio por Florença
As áreas comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça de Florença: simbólico é o charmoso átrio da Piazza della Signoria, que homenageia a praça florentina. As cores, os padrões e o design interior lembram os da arquitetura típica do Renascimento florentino como nos restaurantes Palazzo Vecchio e Dei Medici. Além disso, graças aos seus muitos espaços ao ar livre e a grande oferta de ambientes gastronômicos a céu aberto, o Costa Firenze oferece a experiência única de uma cidade de arte itinerante sobre o mar.
Bem-estar e relaxamento
O Costa Firenze oferece muitos espaços para viver momentos intimistas. A começar por três espaços ao ar livre, onde os hóspedes podem desfrutar do sol e do mar com tranquilidade: o Lounge Bar della Moda, o Aperol Spritz Bar no Giardino Del Fiore lounge para um aperitivo ao pôr do sol em espreguiçadeiras, e o Versilia Sunshine Deck, para relaxar junto à piscina. Para quem procura momentos de relaxamento, existe o spa Solemio, com sauna, jacuzzi e salas de tratamentos para massagens, todas com vista para o mar.
O Costa Firenze oferece ainda um cassino com bar, 90 caça-níqueis e 11 mesas de jogo, shopping a bordo, espetáculos musicais e de dança no teatro todas as noites, incluindo o show de talentos The Voice of the Sea, além de festas temáticas.
Excelência em desempenho ambiental
O Costa Firenze também reflete o compromisso da Costa Cruzeiros com a sustentabilidade, uma prioridade para a empresa. Com isso, abriu caminho para a introdução de novas tecnologias e soluções inteligentes. O excelente desempenho ambiental do Costa Firenze foi reconhecido pelo RINA (organismo de certificação internacional) com o Green Star 3. A notação é voluntária e inclui todos os principais aspectos relacionados com o impacto ambiental de um navio. Em cada um deles, o Firenze proporcionou a máxima proteção em requisitos de prevenção. Entre eles: resíduos, água cinza, água negra, óleo de máquinas, CO2, ozônio, gases de efeito estufa, material particulado, óxidos de enxofre, nitrogênio e água de lastro.
A certificação, além de premiar o cumprimento de uma série de padrões de sustentabilidade ambiental, reconhece as soluções de design e procedimentos operacionais implementados voluntariamente. Tanto durante a construção como na navegação, visando superar o desempenho de proteção ambiental exigido pelas regulamentações internacionais.