O mês de dezembro é especial para um dos principais empreendimentos turísticos, hoteleiros e de eventos do país. O Costão do Santinho Resort, localizado na paradisíaca Praia do Santinho, em Florianópolis, capital catarinense, celebra 30 anos de história.
História essa que acompanhou o desenvolvimento do trade e da região. O empreendimento é responsável pelo crescimento de todo seu entorno, capacitação de mão de obra e de posicionar os holofotes do turismo, seja ele de lazer ou de eventos, para a capital. Neste período, vem investindo não apenas em infraestrutura, tecnologia, mas também em políticas que favoreçam o mercado e o desenvolvimento profissional do segmento.
O empresário Fernando Marcondes de Mattos, idealizador e fundador do resort relembra que, quando do lançamento do hotel, jamais poderia imaginar que o empreendimento fosse tomar tamanha proporção.
“Meu sonho era criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor do turismo catarinense, tornando-se referência internacional, ganhou formas na praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina”, explica Fernando.
“O Costão do Santinho Resort foi projetado e construído para oferecer uma estrutura hoteleira pioneira no país, Ele mescla unidades para hospedagem e residenciais em um complexo único em sua essência. Mas se eu afirmar que, há mais de 30 anos eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio. Hoje, sinto-me realizado e com a certeza de que continuaremos sempre a investir para mantermos nossa excelência no mercado”, comenta o empresário.
Celebrar três décadas no setor hoteleiro não é para qualquer empreendimento. Com um mercado cada vez mais em evolução, é preciso, muitas vezes, se posicionar à frente do seu tempo. E investir constantemente em todas as áreas. A diversificação dos produtos está entre os segredos para o crescimento e consolidação do empreendimento.
Ao chegar aos 30 anos, o Costão do Santinho investe também na comunicação de seus valores. Tanto para colaboradores, como clientes e para todo o trade. “Temos pontuados 12 valores estratégicos do Costão que norteiam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do empreendimento. Além disso, nosso investimento em pessoas é muito forte. Temos uma grande equipe de funcionários, apostamos na gestão profissional, investindo no corpo colaborativo, em governança corporativa”, pontua o empresário.
“Desde 2019 temos dois copresidentes à frente da administração da empresa. E eu passei a administrar meus projetos pessoais e a integrar o conselho consultivo do Costão”, explica Marcondes. É a primeira vez que a empresa fala abertamente sobre a temática e, foi justamente em um momento festivo e estratégico. “Somos formados por várias peças importantes que fazem essa engrenagem funcionar”, completa.
Sobre os valores, a empresa vem investindo cada vez mais em responsabilidade ecológica. A preservação ambiental é um dogma para o Costão. “Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho Resort. É preciso investir na preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento”, explica.
O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil m² são de vegetação nativa preservada. “Ele forma a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em área urbana do Brasil”, ressalta o fundador. Assim, o empreendimento vem investindo forte em ações de preservação e respeito à natureza. Além de desenvolver pacotes que favoreçam esse input frente aos clientes.
O Family Adventure, lançado em 2021 para chancelar o resort como uma opção de turismo durante todo o ano, apresentou ao mercado uma série de programações de soft adventure, para toda a família e que tem como eixo norteador a relação com o meio ambiente.
Além das atividades recreativas, para todas as idades, os shows temáticos e as atividades gastronômicas têm sido fatores decisivos para a escolha do Costão dentre os consumidores e é um forte pilar que o empreendimento faz questão de reforçar.
“Temos seis opções de restaurantes, comandadas por chefs renomados do segmento, Eles possibilitam aos nossos clientes uma experiência cultural, com uma excepcional variedade de pratos, explorando também as peculiaridades da região, a interlocução com os produtores locais, investindo também em opções para clientes com restrições alimentares. Temos quatro bares, posicionados estrategicamente no resort e um espaço dedicado à alimentação infantil”, destaca Cleiton Tabalipa, copresidente do Costão do Santinho.
Nesse sentido e com as novas propostas de entretenimento, o Costão do Santinho reforçou o fomento a cultura e a conservação das memórias, costumes e tradições. “Crescemos em meio a um local recheado de cultura e cada vez mais buscamos nos posicionar junto a esses patrimônios e fortalecendo as raízes”, completa o fundador.
A pluralidade e respeito pela diversidade é outra marca do empreendimento, assim como é forte a veia de responsabilidade social. “Contribuir com a comunidade está em nosso DNA. Estamos cada vez mais próximos das comunidades, não apenas no fomento à pesca artesanal, com a educação ambiental e com o cuidado com as famílias dos nossos colaboradores, mas entendendo nosso papel social frente a um mercado que cada vez mais gera demandas e é impactado pelas mudanças globais”, exemplifica o empresário Fernando Marcondes de Mattos.
Além disso, o Costão do Santinho Resort tem uma estação de tratamento de esgoto, com 98% de eficiência. O material tratado volta para tratar as plantas e o excedente vai para o campo de golfe. O lixo é 100% reciclável.
Desde 2019, o Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de espaços. Atualmente, o empreendimento, único resort all inclusive no sul do país, conta com mais de 900 colaboradores e mais de 600 apartamentos distribuídos nas vilas e no Hotel Internacional. Além de piscinas abertas e também aquecidas, complexo esportivo, SPA e demais atividades para lazer e eventos.
“Estamos também investindo na modernização de nossas instalações, com reformas e ampliação de áreas. Neste momento, quase 40% dos nossos apartamentos já passaram por reformas, focando no bem-estar de nossos consumidores. As novas formatações familiares e a abertura para os pets vêm ampliando nosso nicho”, comenta Leonardo Freitas, também copresidente do Costão do Santinho.
Além disso, a busca pela excelência faz parte do dia a dia no hotel frente aos cuidados universais com todos que integram a cadeia produtiva e não apenas o cliente final. E isso se reflete nos diversos prêmios que o Costão do Santinho acumula em sua história. Eles agregam valor não apenas para o empreendimento, mas também contribuem para alavancar o estado de Santa Catarina como destino.
Em 2020, o estado conquistou o título de “Melhor Estado do Brasil para Viajar” e o prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo” do site Viagem e Turismo. Nas 18 edições realizadas, Santa Catarina ficou 12 vezes em 1º lugar. Nessa edição, conquistou também o prêmio em outras três categorias: melhor resort, melhor parque temático e melhor hotel fazenda. Entre os resorts brasileiros avaliados no prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo” em 2020, o grande destaque da categoria foi novamente o Costão do Santinho Resort.
Aliado a isso, o turismo figura como a indústria sem chaminé no estado, seja de eventos ou de lazer. Em Santa Catarina, inclusive, o turismo é responsável por 12,5% do PIB, acima dos 8,1% da média nacional. A força do setor confirma-se mesmo durante a pandemia.
“Santa Catarina desponta no turismo nacional e internacional e vem fortalecendo a economia. Durante a pandemia, por exemplo, é sabido que no estado, apesar de bastante afetado, o segmento, comparado com dados nacionais, foi o que menos sofreu o impacto das restrições necessárias para conter o avanço do coronavírus. E mais, foi o que mais gerou empregos no turismo ao longo de 2020, com 3,35 mil postos criados. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados”, comenta Mattos.
Essa é uma realidade que também se refletiu no Costão do Santinho. “Investimos em processos, aproveitamos para reforçar e reformar toda nossa infraestrutura e entender as novas necessidades do consumidor. Tanto 2020 quanto 2021 são anos para serem celebrados e para a temporada 2021/2022, a expectativa é de uma ocupação histórica. Já temos uma alta taxa de reserva, com poucas datas para este ano. E estamos trabalhando com opções para todo o ano de 2022”, completa Leonardo Freitas.
“Seguimos trabalhando confiantes, inovando com ousadia para continuarmos figurando entre os principais resorts do Brasil. Continuaremos fortalecendo os pilares que nos trouxeram até aqui. Natureza e sustentabilidade, humanidade, nossa estrutura e inovação constante, a história e cultura locais, o entretenimento e a gastronomia”, acrescenta Cleiton Tabalipa.
É através da excelência em cada um destes pilares que o resort se consolidou e tornou-se uma peça fundamental para o turismo, desenvolvimento econômico e resgate histórico de Santa Catarina.
Hoje, com três décadas completas de história, os pilares se refletem no reconhecimento internacional do resort por suas medidas de sustentabilidade, de resgate cultural e a incansável busca por excelência.
Ainda analisando uma retrospectiva sobre mercado, é possível afirmar sem sombra de dúvidas que o empreendimento foi um dos primeiros a atrair turistas de alto poder aquisitivo para Santa Catarina. A combinação de hotel repleto de opções de lazer de luxo junta os dois principais objetivos de qualquer planejador do setor: trazer pessoas que gastem mais e fiquem mais tempo. O nível de serviço do resort agregou glamour a Florianópolis. “Desde o início, a visita de atores, atrizes, cantores e esportistas retroalimentam a engrenagem”, relembra feliz o fundador do empreendimento.
Tudo isso reflete o espírito empreendedor do florianopolitano nascido em 13 de dezembro de 1938. Marcondes tem o turismo no seu DNA. “É uma atividade vital para qualquer país”, diz Marcondes. Ele é um defensor do setor como propulsor de economia e geração de emprego e renda. Além de crítico frequente da burocracia e falta de apoio do poder público. “Os governos têm que ter papel motivador, e não ficar criando entraves”, finaliza o empresário Fernando Marcondes de Mattos.