A cultura russa será tema de palestras, oficinas e apresentações de dança no encerramento das comemorações dos 190 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia. Foi no ano de 1828 que nos tornamos o primeiro país da América do Sul a estabelecer relações diplomáticas com a nação europeia.
Encerrando as comemorações da data, no dia 25 de novembro, a partir das 10 horas, a Biblioteca Mário de Andrade recebe a programação “Um Domingo na Rússia”, com palestras, oficinas sobre a cultura russa, além de ensaio aberto de dança típica.
Promovido pela Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, com o apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e do Consulado da Federação da Rússia em São Paulo, o evento tem entrada gratuita.
Diretora cultural da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, Vera Gers Dimitrov fará uma palestra sobre as tradições da cultura russa. Segundo ela, a Rússia e o Brasil compartilham entre si várias similaridades. “Ambos os países possuem um território extenso e unidade linguística”, explica.
O objetivo é aproximar os brasileiros da cultura russa
No encontro, Vera pretende desmistificar um pouco a cultura russa. Uma das dúvidas mais recorrentes é se é verdade que os russos são mais frios e distantes do que os brasileiros. “Eles reagem de maneira diferente”, conta. “Em um primeiro momento, são um pouco mais formais, mas, conversando um pouco com você, eles já se sentem em casa”.
A tradição mais curiosa da cultura russa é, para a palestrante, a do brinde. “Os russos costumam fazer discursos sobre o brinde ou brindar a algo específico”, explica. “No Brasil, não levamos o brinde com tanta seriedade”, conclui.
Além da palestra sobre as tradições, o evento conta com muitas atrações sobre a cultura russa: venda de comidas típicas, oficinas de língua e de artesanato, palestra sobre turismo, literatura e curiosidades. Haverá também ensaio aberto de danças folclóricas e, por fim, uma apresentação do Coral da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, sob a regência do maestro e músico Victor Selin.
Biblioteca Mário de Andrade:
R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002.
Programação Completa:
10h: Oficina de língua russa
Ministrante: Irina Rybina Zanettin
Local: Auditório
11h: Oficina de língua russa – inclusiva para deficientes visuais
Ministrante: Carmem Silva Medina
Local: Auditório
12h: Palestra sobre tradições russas
Palestrante: Vera Gers Dimitrov
Local: Auditório
13h: Palestra sobre turismo na Rússia, literatura e curiosidades
Palestrante: Sergio Palamarczuk
Local: Auditório
14h30: Ensaio aberto de danças folclóricas russas
Ministrante: Irina Sazonova, coreógrafa russa
Local: Hall de entrada
15h30: Oficina de artesanato russo
Ministrante: Camilla Dimitrov
Sobre: Os participantes terão oportunidade de montar um “jogo da velha” em formatos de “matrioskas”.
16h30: Encerramento oficial com a presença do Consulado Geral da Rússia. Terá uma apresentação do Coral da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, sob a regência do maestro e músico Victor Selin. Participação especial da cantora Lírica Helena Petrenko e o músico Maurício Jaleitis.