A construção de novas instalações turísticas pode impulsionar significativamente o desenvolvimento econômico em regiões com potencial de mercado, como Pirenópolis e outras áreas do Centro-Oeste.
O turismo no Brasil tem mostrado crescimento contínuo, com receitas recordes no primeiro trimestre de 2024. Esse setor é uma fonte de renda vital, especialmente com o aumento do ecoturismo e investimentos em infraestrutura, gerando emprego e fortalecendo a economia local.
Enquanto hotéis investem constantemente em infraestrutura de lazer para atrair e reter clientes, os hóspedes têm expectativas elevadas em relação às instalações de lazer oferecidas pelos destinos escolhidos, o que traz desafios únicos e complexos para nosso trabalho de construir em locais de turismo e entretenimento já em operação. Isso porque estudos mostram que as áreas aquáticas são altamente valorizadas pelos clientes, tornando-se um diferencial competitivo importante.
No entanto, a principal dificuldade está em implantar um canteiro de obras em locais que operam 24 horas, onde o fluxo de hóspedes e a manutenção contínua dos serviços requerem adaptações constantes, sendo essenciais nesse cenário.
Por isso, o planejamento de obras em hotéis e parques aquáticos requer uma metodologia rigorosa, que alinha os fatores externos, como a operação do cliente, com a capacidade operacional da obra, minimizando interferências e impactos durante a construção. Para isso, a transparência no processo de construção e a comunicação eficaz sobre as novidades e a execução das obras são essenciais para gerar credibilidade e segurança para os usuários finais.
A coordenação entre projetistas, equipes operacionais, diretores e gerentes também é fundamental para definir os melhores horários de trabalho, o fluxo de entrada e saída de materiais, e os pontos de alimentação de infraestrutura como água e energia.
O cumprimento dos prazos é crucial, pois gera expectativas não só nos clientes finais, mas também em toda a equipe do empreendimento. E entendemos que a prestação de serviços de alta qualidade é base para reter clientes, assim como inovação em atrações, especialmente aquáticas, é crucial para captar novos visitantes.
Gerar inovação e alinhar as expectativas dos clientes com a execução das obras faz toda a diferença na entrega final, principalmente por conseguirmos proporcionar a adaptabilidade necessária junto ao nosso cliente, integrando equipes e processos com o objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada e segura tanto para os empreendimentos quanto para os clientes finais.
Com mais investimentos e incentivo – e, claro, novas atrações -, podemos ter um turismo ainda mais forte, que gerará um número enorme de empregos, maximizando a economia local, e se tornando um ótimo destino para o turismo.