Para quem tem o velho pensamento de que Cubatão é um lugar altamente poluído e não tem nada de interessante, muito se engana. Cubatão é uma típica cidade do interior, com várias praças e parques e bastante tranquila. E hoje seus índices de poluição são bem baixos, próximos à meta do Carbono Zero.
Os limites do município começam no alto da Serra, pertencendo a Cubatão inclusive o Antigo Caminho de Santos, um dos pontos turísticos mais visitados da Serra do Mar. Por esse trajeto é possível descer de bike acessando a ciclovia que passa pela cidade e que chega a Santos.
Nós fomos direto para a cidade ansiosos pelas experiências a serem vividas. Nos hospedamos no Hotel do Farol e de lá começamos um tour pela cidade. No passeio, descobrimos até um castelo e um parque no centro que já foi uma fábrica de anilina e que leva estranhamente esse nome.
Nossa primeira experiência foi conhecer a Marina Náutica da Ilha e sair para um passeio de lancha com o Capitão Daniel, com direito a uma parada para pesca, ver a revoada de Guarás Vermelhos e ainda conhecer uma ilhota no meio do braço do mar.
Outro passeio que vale a pena fazer é ir de Canoa Hawaiana na área de semimangue no Rio Cubatão, o mesmo que na época do Império tinha um movimento intenso. O lugar por onde se passa é lindo e de uma tranquilidade ímpar, podendo-se durante o percurso conhecer algumas das grandes indústrias da cidade. O mais divertido é o rema-rema, que tem cadência que não pode ser quebrada. Quem faz esse passeio é a Marina Andrade.
“Bora” agora destino “praia” … Santos. Nossa hospedagem é no Novotel Gonzaga, apartamento excelente, piscina climatizada, atendimento cinco estrelas e …. ecologicamente correto. Ele e o Ibis Valongo são os únicos hotéis da baixada santista com certificação de Carbono Zero. Exemplo para toda a hotelaria!
Dois dias para aproveitar praia, piscina, mar, caminhar e conhecer o Aquário Municipal e outras atrações dessa cidade praiana cheia de vida.
O Théo aprendeu muito sobre ecologia em uma viagem curta e ainda descobrimos ser uma boa opção aproveitar o que as duas cidades, coladinhas uma na outra, podem oferecer.
Até nossa próxima aventura!!