Quando Benjamin Franklin ‘descobriu’ a energia elétrica, há exatos 270 anos, não imaginava a revolução que seria isso e muito menos que a eletricidade faria as pessoas se locomoverem.
Hoje, a mobilidade elétrica é uma realidade. A China já tem 28% da frota eletrificada – o Brasil ainda engatinha, com 2,6%. As baterias que estão cada vez mais ‘verdes’.
Na Paxtour Mobilidade Corporativa, atuamos com frota 50% híbrida, 10% elétrica e 40% a combustão. A meta é eletrificar, até 2026, 100% das vans e sedans executivos. E até 2030, o total de micro-ônibus e ônibus.
Verificamos que o investimento ainda é alto, porém o retorno é mais rápido que dos veículos a combustão. Por quê? Baixa manutenção, isenção de impostos e rodízios, economia no abastecimento e linhas de credito sem juros – financiamento ‘verde’.
Para o uso familiar, as vantagens são enormes. Além da economia, mesmo com investimento inicial ainda alto, conta-se com um bem imune à depreciação – valor de revenda é igual ou superior ao da compra.
Até 2026, presume-se assim que o valor do veículo monido a eletricidade se equipare ao de combustão. Na Europa não se fabrica mais veículos a combustão. E assim caminhamos para um mundo mais limpo e respirável. No segmento de Mobilidade Corporativa não é diferente, com foco nas boas práticas do ESG.
Viagens acima de 300km, em um carro 100% elétrico, exigem uma parada de pelo menos 6 horas – autonomia ainda é limitada. Para os modelos de sedans disponíveis no Brasil, o mais autônomo é o JAC e-J7, e para Vans o modelo JAC iEV750V, que compõe a frota atual da Paxtour. Tem 405km, o e-J7 e 235km, a iEV750V de autonomia mínima. Há veículos menores com autonomia de até 600km.
A carga completa, em tomadas elétricas comuns, leva cerca de 12 horas. Carregadores rápidos, custo médio de R$ 8.000 reais, levam 6 horas. Na Paxtour, as garagens possuem “Usinas de Recarregamento” – uma linha direta de alta amperagem extraída da Geração de Energia Fotovoltaica, que atua com os Módulos Fotovoltaicos, Conversores e Acumuladores de Energia Elétrica Limpa. É mais eficiente, sem custo, muito mais rápido e não agride o meio ambiente.
A atual Recessão Técnica nos EUA e a Guerra no Leste Europeu alertam para a necessidade de reduzir a dependência de combustível fóssil. Urge melhorar as matrizes energéticas e eliminar as que geram muito CO2. O Brasil tem um traçado fluvial ótimo, mas ainda há muitas usinas termoelétricas, consumidoras de óleo diesel e gás.
A Mobilidade Elétrica veio para ficar, já ganha espaço no Transporte de Carga Intermodal e no Transporte Público, em São Paulo. Esperamos que, em breve, seja mais acessível à população em geral. Bom para a economia e menos agressivo ao meio ambiente.