Desde 2016, a Pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, meio caminho entre o litoral e a Serra Catarinense, propõe um modelo de hospedagem que amplia as vivências junto à natureza. Em tempos de hiperconectividade, a pousada propõe um convite à contemplação, ao viver o presente, ao silêncio e à interação com o ambiente.
No verão, a pousada é procurada também por pessoas que já conhecem o litoral catarinense e buscam conhecer lugares novos, ou por aquelas que querem trocar a badalação dos balneários populares por dias calmos.
Com unidades autônomas e independentes distribuídas por 28 hectares, está localizada em um sítio que é cortado pelo do Rio das Águas Frias, e rodeado por diversos pomares, todos com certificação orgânica e abertos para os hóspedes. “Dispomos de um estoque inesgotável de sombra e água fresca”, brinca Tarcísio Mattos, que juntamente com a companheira Lu, recebem os hóspedes nas três casas da pousada.
O rio é um dos muitos diferenciais do local. Com águas limpas e áreas seguras para banho, inclusive para crianças, proporciona assim aos visitantes um banho refrescante a poucos passos das casas onde estão hospedados. “A hidromassagem natural faz parte dos banhos revigorantes”, lembra Lu, destacando que os pets são sempre muito bem-vindos, pois adoram correr soltos pelos amplos espaços e se jogarem nas águas.
Há ainda cozinhas ao ar livre ideais para os dias e noites de verão, onde os hóspedes podem preparar pizza no forno, churrasco e outros alimentos nos fogões à lenha. Ao entrarem na pousada, eles recebem os alimentos para que preparem as suas próprias refeições. É uma cesta com alimentos cultivados ou produzidos no sítio, como ovos, verduras, frutas e geleias e outros provenientes de produtores locais como os queijos, o mel, o salame, o pão, o que ajuda a girar assim a economia local.
A sustentabilidade também é um dos destaques da pousada Pedras Rollantes. Os hóspedes são incentivados a trazerem uma muda de árvore nativa para plantarem no Horto do Visitantes, área na margem do Rio das Águas Frias que tem sua mata ciliar ampliada constantemente. A ação é chamada de “Uma Árvore para Chamar de Sua”.
A pousada também utiliza-se de reaproveitamento de materiais, aquecimento solar e tratamento de esgoto para oferecer dessa forma aos hóspedes a oportunidade de passar bons momentos sem que haja impacto ambiental negativo.