Início Entidades de Classe Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional reúne em Teresópolis/RJ 300...

Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional reúne em Teresópolis/RJ 300 profissionais do turismo

130
0
COMPARTILHAR

A edição de Teresópolis do 6º Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, reuniu, no dia 20/08, no Hotel Sesc Alpina, cerca de 300 participantes entre autoridades, empresários, estudantes do Sesc/Senac e profissionais de diversos segmentos relacionados ao turismo, além de caravanas vindas das cidades de Guapimirim e Nova Friburgo. O evento também contou com espaço para empresas dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar e fornecedores locais.

Encontro Fluminense FBHA - Integração do Turismo Regional reúne em Teresópolis RJ 300 profissionais do turismo

Na abertura, o anfitrião Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) agradeceu à Fecomércio RJ, Sesc e Senac pelo apoio aos Encontros Fluminenses e pelo incremento, através de diversas iniciativas, à cultura e ao turismo no estado. Ele também saudou a Sincomércio, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau e o Polo Gastronômico de Teresópolis pela parceria decisiva para a realização do encontro.

“Nossa intenção ao realizar os Encontros FBHA no interior do estado do Rio de Janeiro é integrar os principais agentes do turismo da região com o Sistema Comércio, as entidades de classe e os profissionais dos segmentos de turismo, hospedagem e alimentação fora do lar em torno de projetos e ações conjuntas em prol desses setores. Além de trazer informações e novidades que vão ajudar o empresário no dia a dia de suas empresas. Em 2024, vamos ainda estender essa conectividade para Campos dos Goytacazes e Armação dos Búzios”, afirmou Sampaio.

Beth Mazzi, secretária de Turismo de Teresópolis, em sua fala, destacou a relevância que o setor tem para a região e a importância de reunir associações e empresas de diversos segmentos que interagem com o turismo em torno do desenvolvimento social e econômico que ele pode proporcionar. Já Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, ressaltou a interligação entre gastronomia e hotelaria e seu papel na indústria de turismo, além do valor para os empresários e profissionais de Teresópolis e cidades vizinhas da ampliação do networking e da integração e estreitamento dos laços comerciais entre fornecedores e compradores da região.

Encontro Fluminense FBHA - Integração do Turismo Regional reúne em Teresópolis RJ 300 profissionais do turismo

Ao longo do dia foram apresentadas palestras sobre inovação, competitividade nas empresas familiares, programas de fomento ao turismo, atualizações legislativas e principais dúvidas jurídicas. Em sua apresentação, a diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho apontou que a integração do turismo começa pela circulação de informações que podem servir de modelo para os atores do setor.

“A Fecomércio RJ, por exemplo, firmou uma parceria com o Visit Rio, que pode ser estendida aos demais Conventions Bureaux do estado. O objetivo é apoiar a captação de eventos internacionais com planejamento e logística. Desde março, já foram confirmados oito encontros internacionais para a cidade do Rio de Janeiro”, explicou ela, que completou em seguida: “Os pequenos destinos não devem se intimidar, mas sim se candidatarem a sediar esses eventos, uma vez que mais de 50% deles têm, em média, 400 pessoas. Lembrando que sua captação é sempre um trabalho a longo prazo, já que isso pode demorar cerca de oito anos para acontecer. Quando trabalhamos no coletivo, todos ganham.”

Marisa Cardoso, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, abordou a necessidade do empreendedor em encontrar as melhores estratégias para ter um diferencial no seu negócio. “A busca por novas experiências é o que move o turista. É preciso estar atento às mudanças e novas tendências. Nosso papel é elaborar conteúdos que permitam que o empreendedor encontre soluções que possam ajudá-lo a gerir seus negócios”, explicou. Encerrando a programação, o ginasta Diego Hypólito emocionou a platéia com sua história de superação e resiliência.

Encontro Fluminense FBHA - Integração do Turismo Regional reúne em Teresópolis RJ 300 profissionais do turismo

Entre os presentes, Ricardo Guarilha, secretário de Cultura de Teresópolis; Silvia Guedon, secretária de Turismo de Petrópolis; Mário Seixas, secretário de Turismo de Guapimirim; Henrique Silva, subsecretário de Turismo de Teresópolis; Evany Noel, diretora de Turismo da Secretaria de Turismo de Petrópolis; Dra. Elizabeth Barbosa, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Teresópolis (COMTUR); Ana Medeiros, delegada da Fecomércio RJ; Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau; Georgia Ferraz, presidente do Guapimirim Convention & Visitors Bureau; Edson Almeida, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Nova Friburgo e presidente da IGR Serra Verde Imperial; Carlos Lidizia, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bruno Marasco, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes de Niterói e região.

Leia também Niterói recebe o 2º ciclo do Rncontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional que também acontecerá em Teresópolis, Campos dos Goytacazes e Búzios