Depois de longos meses de pouca movimentação e agora que a maior parte da população já está completamente imunizada, os encontros corporativos estão voltando com tudo.
Conforme avanço da vacinação no país, aos poucos, os brasileiros estão substituindo as plataformas de reunião online para as conferências, prospecções de clientes, encontros com fornecedores e treinamentos presenciais.
Diante disso, o turismo de negócios volta a ser realidade no ramo empresarial e já é possível notar um aumento de 100% no número de viagens corporativas, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é uma boa notícia, pois o setor conta com esta alta procura para a retomada das perdas acumuladas com a pandemia nos últimos meses.
“As viagens de negócios voltam a ser estimuladas pela demanda reprimida dos empresários, pois muitos negócios, inclusive a captação de clientes, dependem do contato presencial. Para uma boa parcela das empresas é primordial o deslocamento para efetividade do funcionamento do negócio”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
O desejo de volta ao presencial está também ligado à recuperação econômica em ritmo acelerado. Por representarem um recurso poderoso de atrair e manter negócios, os encontros corporativos movimentam diversos setores da economia, como turismo, transporte, hospedagem e alimentação.
Alexandre Sampaio destaca ainda que a recuperação vem acontecendo gradativamente, mês a mês, mas que para o final do ano e começo de 2022 a expectativa é de que os dados do setor se assemelham ao período pré-pandemia.
“Nesse período as viagens devem ganhar um impulso muito maior, inclusive pela abertura das principais fronteiras com países essenciais para negócios com o Brasil, como Estados Unidos, China, entre outros países europeus, que são grandes impulsionadores do mercado de negócios internacional”, conclui.