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Entrevista com Cristiano Machado, diretor-geral da Bivolt Energy Drinks

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Fundada em 2008, em Ilhéus, pela Família Machado, a Bivolt Energy Drinks nasceu com a missão de tornar o consumo de bebidas energéticas de qualidade acessível a todos, em um momento em que esse tipo de produto era considerado caro.

Além de serem investidores no Jardim Atlântico Beach Resort, a família impulsionou a Bivolt Energy Drinks ao sucesso, alcançando hoje uma produção anual de cinco milhões de litros.

Revista Marco Zero: Qual é a concepção de sabores da Bivolt Energy Drinks? E quais bebidas alcoólicas se harmonizam bem com eles?

Cristiano Machado: É importante que a gente divida essa resposta de forma bem clara. Primeiro, vamos falar da concepção dos sabores. Hoje, nós temos cinco sabores de energéticos, incluindo o sabor tradicional. Ele é uma exclusividade no mercado e feito a partir de um aroma desenvolvido exclusivamente para nosso produto. Além dele, temos outros quatro sabores, que são o Melancia, o Tropical, o Maçã e o Citrus. Esses foram criados a partir de estudos de mercado que apontaram o desejo do consumidor por bebidas com sabor.

O segundo ponto é a questão da harmonização do energético com bebidas alcóolicas. Embora muitas pessoas façam uso do enérgico com bebida alcóolica, essa é uma prática não recomendada. Tanto que a indústria, de modo geral, sugere que as embalagens tragam essa informação de que o uso com bebida alcóolica não é recomendado – e nós a seguimos.

Por fim, precisamos reforçar que a harmonização com drinques sem álcool é muito bem-vinda e aceita entre o público consumidor. Nós temos uma série de receitas, entre as quais está o Cacau Turbinado, feito com polpa de cacau e o Bivolt Tradicional que é uma explosão de sabor.

Revista Marco Zero: Poderia explicar como é feita a distribuição nos hotéis, casas de espetáculos, restaurantes e bares para atender aos turistas no Brasil?

Cristiano Machado: Hoje, 90% de nossa distribuição está voltada para os canais de auto-serviço, que são os supermercados, hipermercados, atacarejos ou grandes varejistas. Os 10% restantes são direcionados aos distribuidores que cuidam do envio para os demais endereços.

Hoje, estamos concentrados nos estados da Bahia e do Sergipe. E temos um plano de desenvolvimento que prevê, ainda em 2024, nossa chegada em Pernambuco e Alagoas, ampliando nossa presença no Nordeste, que segue sendo a região que é foco estratégico comercial neste momento.

Revista Marco Zero: Em quais situações do cotidiano a bebida energética pode ser utilizada?

Cristiano Machado: Hoje o energético é amplamente utilizado em momentos de experiência (festas, eventos etc.), por estudantes (que querem manter a concentração, por exemplo, em épocas de vestibular) e por praticantes de atividades esportivas. Também temos observado o uso por motoristas, em viagens mais longas (ficam mais alertas). O consumo do nosso produto vem crescendo 80% ao ano, ao longo dos últimos 7 anos.

Revista Marco Zero: Como a Bivolt Energy Drinks tem se estabelecido entre os mixologistas? Existem criações de coquetéis, competições ou concursos?

Cristiano Machado: Nossa marca está muito associada ao entretenimento, o que vem fazendo com que olhemos para essa área com outros olhos – ainda que de forma discreta, neste momento. Estamos trabalhando na criação de cardápios especiais e estamos avaliando, sim, participar de ativações como competições e concursos.

Nós também temos o Bivolt ICE, que é um ICE, uma bebida alcóolica, sem energético. É um produto que, ao lado da tubaína, integra nossa linha de não energéticos.

Entrevista: Mary de Aquino

Foto: Divulgação

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