Com expectativas cada vez mais elevadas, dados os avanços tecnológicos dos últimos anos, os consumidores do varejo têm procurado experiências de compra ágeis e personalizadas. Para se adaptar rapidamente às mudanças constantes de comportamento dos clientes, além de oferecer jornadas que atendam às necessidades dos usuários, os varejistas devem contar com ferramentas adequadas de ERPs – não só os grandes players, mas também os pequenos e médios negócios.
Esses sistemas despontam como recursos indispensáveis, especialmente para os pequenos empreendedores, que precisam estudar bem as estratégias antes de investir seu capital. Os ERPs oferecem funcionalidades que impulsionam as vendas, potencializam a gestão das empresas e ainda geram dados em tempo real, além de integrar diferentes processos e departamentos, permitindo uma visão ampla do negócio e agilizando as operações internas.
De acordo com Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), investir em um sistema ERP completo e contar com uma equipe capacitada para explorar todas as suas funcionalidades são estratégias fundamentais para destacar uma loja entre as grandes operações do mercado e fidelizar os clientes.
Isso porque eles entendem o papel da tecnologia na jornada: para 86%, ela contribui para o processo de compra, e 73% afirmam que optam por marcas que proporcionam experiências personalizadas. Os dados são da Opinion Box e da Dito.
“Incentivamos os profissionais a explorarem os ERPs pois, neles, encontram todo tipo de informação para atender o cliente e gerir o negócio. É possível também integrar estoques, tanto da loja on-line quanto da física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores ou promoções de aniversários, acompanhar o ranking de vendedores, o que ajuda no acompanhamento das metas, entre outros insights relevantes. As grandes empresas já fazem isso como rotina, e as PMEs precisam entrar em campo também”, destaca Mortari.
Outro aspecto crucial do ERP no varejo é a melhoria da experiência do cliente. A ferramenta consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados por ele, qual o ticket médio das compras, e assim é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil. A automação de processos também agiliza o atendimento, reduzindo filas e garantindo uma experiência mais fluida e eficiente nas lojas físicas.
“Em um contexto geral, o ERP consegue otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, além de contribuir para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios de menor porte. Isso fortalece o varejo, aumenta a competitividade, melhora a qualidade do serviço e impulsiona a economia local”, conclui Mortari.