O Expedia Group divulgou uma nova edição do Índice de Princípios do Viajante (Traveler Value Index: 2022 Outlook), com base em um novo estudo realizado em parceria com a Wakefield Research. Foram entrevistados 5.500 adultos em oito países e combinado com dados da Expedia Brands.
As descobertas reforçam que, após dois anos enfrentando uma pandemia global, as pessoas passaram a valorizar as viagens e o tempo pessoal mais do que nunca. Simultaneamente, os viajantes começaram a se adaptar às realidades da Covid-19, colocando as viagens flexíveis no topo de suas prioridades e concentrando-se em viajar mais sustentavelmente, incluindo hábitos como dar mais gorjeta aos trabalhadores da indústria e escolher destinos menos lotados para limitar os efeitos do overtourism.
O relatório do Expedia Group ressalta ainda a resiliência do setor. Ele revela como as empresas de viagens podem se adaptar para obter uma vantagem competitiva nesse ambiente em rápida evolução.
“O Turismo está prestes a vivenciar um ano como nunca visto antes. As pessoas planejam viagens com propósitos, valorizam mais as férias e investem em experiências únicas”, disse Ariane Gorin, presidente da Expedia for Business. “Ainda assim, os viajantes estão se preparando para possíveis mudanças à medida que a Covid-19 persiste. E, por isso, desejam mais opções disponíveis. As empresas de viagens que priorizam a segurança, o bem-estar, soluções inovadoras e a comunicação transparente se manterão como líderes, conforme toda a indústria muda do ‘modo de sobrevivência’ para a alta demanda e crescimento acelerado.”
As conclusões do relatório incluem
Haverá um aumento nas viagens de bem-estar
A pandemia fez com que as pessoas refletissem sobre a importância de passar mais tempo com a família e preservar o próprio bem-estar. A maioria das pessoas (81%) planeja tirar pelo menos umas férias com a família e amigos nos próximos seis meses. E a maioria busca doses rápidas de aventura, com 78% manifestando interesse em viagens curtas frequentes.
Da mesma forma, o Expedia® 2022 Travel Trends Report revelou que 36% dos viajantes dos EUA estão buscando uma sensação de satisfação e bem-estar mental em sua próxima viagem.
O novo jeito de trabalhar alterará as prioridades dos viajantes
À medida que as empresas se preparam para voltar ao escritório e desenvolver políticas de trabalho remoto, os funcionários procuram aproveitar melhor suas férias. E, em alguns casos, até combinar trabalho e lazer. Mais da metade (56%) daqueles que costumam trabalhar remotamente farão uma viagem no estilo “bleisure” – estendendo uma viagem de trabalho por lazer ou vice-versa.
O 2022 Vrbo® Trend Report também descobriu que, em comparação com o período pré-Covid, 84% das famílias dos EUA estão valorizando mais as férias e 77% priorizando mais a separação da vida profissional e pessoal.
O investimento em viagens crescerá em comparação com o período pré-pandemia
Mais da metade (54%) dos entrevistados disseram que planejam gastar mais em viagens do que antes da pandemia.
40% planejam usar pontos de fidelidade em pelo menos parte de uma viagem em 2022, com destaque para a Geração Z.
As pessoas viajarão de forma mais responsável e consciente, com foco maior na sustentabilidade
Mais da metade das pessoas (59%) estão dispostas a pagar mais taxas para tornar uma viagem mais sustentável e 49% escolheriam um destino menos movimentado para reduzir os efeitos do overtourism.
Quase metade (43%) adicionará tempo extra para serviços e deslocamento, ajudando a minimizar longas filas, estresse nos trabalhadores e voos perdidos.
Os viajantes estarão em busca de grandes ofertas e flexibilidade
Como vimos em What Travelers Want e Traveler Value Index promoções são uma necessidade absoluta aos olhos dos viajantes. Quase todos (84%) os entrevistados concordam que uma taxa de desconto influencia na reserva de um voo online.
Uma porcentagem quase idêntica (83%) diz que as opções de tarifas flexíveis fazem muita diferença na decisão de compra.
O relatório completo, contendo mais dados do estudo e sugestões de ações para ajudar a aumentar a fidelidade, a confiança e os negócios dos viajantes em 2022 para empresas de viagens, pode ser baixado aqui.