As viagens corporativas totalizaram 14,6% do total de viagens feitas em 2021 dentro do território nacional. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Nesse cenário, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, influi positivamente no número de visitantes em Gramado.
Neste ano, a feira que vai de 20 a 22 de novembro e acontece no Centro de Eventos Serra Park, vai ter grande movimentação no período diurno e possibilitar que lojistas, calçadistas e demais visitantes assistam aos espetáculos do Natal Luz e aproveitem assim a cidade à noite. O Natal Luz 2023 ocorre de 06 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024.
Luiz Antônio Barbacovi, vice-prefeito de Gramado, vê a importância da Zero Grau durante o Natal Luz, já que a feira garante a presença de pessoas do Brasil inteiro e do exterior, além da imprensa fazendo com que o evento também seja divulgado de uma forma mais ampla, aumentado dessa forma o público nos dias e nos meses posteriores ao evento.
“Em termos de público, no mês de novembro em função da Zero Grau, a expectativa de venda é excelente, porque o número de pessoas que vêm pra cá é muito grande, principalmente, para participar do evento. E além de agregar muito em termos de presença principalmente, contribui também na divulgação a nível nacional e internacional não só do Natal Luz, mas de tudo que tem em Gramado, da infraestrutura e das belezas da cidade”, sinaliza ele.
Para Luciano Gonçalves, Gerente Executivo da Gramado e Canela Convention Bureau, o Turismo de Negócios é responsável portanto por uma parcela significativa da movimentação turística na Região das Hortênsias e especialmente em Gramado.
“E neste contexto, a Zero Grau possui grande relevância, atraindo um público altamente qualificado durante sua realização. Tanto expositores como compradores e seus acompanhantes terão a oportunidade de experienciar um dos momentos mais lindos do ano, o nosso Natal Luz. Fora isto, poderão usufruir de toda nossa infraestrutura, que é a melhor e mais qualificada do estado”, comenta ele.
De janeiro a maio deste ano, o Turismo de Negócios teve um faturamento de mais de R$ 5,4 bilhões, sendo 15% maior do que o apontado no mesmo período de 2019, antes da pandemia. A pesquisa, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) ouviu 11 áreas do setor, sendo elas cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro-viagem, serviços aéreos, transfers, vistos e outros serviços.
“Ficamos realizados que nosso negócio possa ajudar a fazer a roda da economia girar, fomentado assim a economia da cidade de Gramado. Além, é claro, de proporcionar momentos inesquecíveis para os nossos clientes, que vêm para a Serra Gaúcha para vender calçado e acabam se encantando com os cenários naturais, a decoração natalina elaborada, a gastronomia e a acolhida do município”, revela Fredeiro Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.
Parceiros que visualizam necessidade do mercado
A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.