Em novembro, o Sesc São Paulo realiza o Festival Sesc de Turismo Comunitário, uma iniciativa que coloca em destaque práticas de turismo pautadas pela ética, sustentabilidade, solidariedade e cidadania. A programação, que ocorrerá em diversas unidades do Sesc e em espaços externos, busca incentivar um novo olhar sobre o turismo, promovendo a valorização das comunidades locais e o respeito ao meio ambiente.
O turismo é uma prática que vai muito além do simples deslocamento de um lugar para outro, pois cada lugar carrega consigo um conjunto único de memórias, modos de viver e saberes, que são parte das pessoas que ali estão. É com esse entendimento que o Sesc se propõe a celebrar e promover o turismo de base comunitária, construído como prática educativa que favorece a convivência, a coletividade e a diversidade.
A partir disso, o Festival Sesc de Turismo Comunitário convida o público a participar de cerca de 30 atividades, como passeios, excursões e ações educativas e culturais diversas, aproximando as pessoas interessadas a esse modo de fazer turismo.
Entre os destaques está a Abertura do Festival Sesc de Turismo Comunitário, dia 7, no Sesc Bom Retiro, quando será lançada a série de vídeos-passeios “Itinerários de Resistência,” na qual 20 comunidades do estado de São Paulo, que praticam o Turismo de Base Comunitária (TBC), apresentam seus territórios e suas histórias na capital, no interior e no litoral. O evento contará com mediação do grupo Batucada Tamarindo.
Na palestra “Turismo Comunitário e Museus Orgânicos do Cariri,” que acontece no Centro de Pesquisa e Formação, dia 12, Alemberg Quindins fala sobre como os Museus Orgânicos no Cariri ressignificaram a casa de mestres da cultura popular, transformando-as em lugares de memória afetiva, com possibilidade de visitação e movimento do turismo local.
Em Mogi das Cruzes, dia 26, ocorre o bate-papo “Turismo de Base Comunitária: Perspectivas e Inspirações para a Região,” em que lideranças discutem experiências na promoção do turismo de base comunitária, destacando iniciativas que fortalecem a cultura local e geram renda para a comunidade.
Entre as excursões, o Sesc Vila Mariana leva os participantes a uma viagem que apresenta um método tradicional de pesca e os bailes de fandango caiçara, incluindo visita ao Quilombo Mandira e a sua produção de ostras, além de passar pelas cidades de Cananéia e Ilha do Cardoso, territórios caiçaras e quilombos do Lagamar (Cananéia e Ilha do Cardoso – SP), de 28/11 a 1/12.
Festival Sesc de Turismo Comunitário
Novembro
Unidades do Sesc: Araraquara, Avenida Paulista, Bauru, Campinas, Bom Retiro, Carmo, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi Das Cruzes, Pinheiros, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santana, São Carlos, São Jose Dos Campos, Vila Mariana e o Centro de Pesquisa e Formação.
Programação completa: sescsp.org.br/festivaldeturismo
Destaques da programação:
Abertura do Festival Sesc de Turismo Comunitário
ENCONTRO – Lançamento de 20 vídeos-passeios, do projeto Itinerários de Resistência, nos quais cada território conta histórias, saberes e modos de fazer o turismo comunitário. Participaram das filmagens a Aldeia Indígena Kalipety; os Quilombos do Ivaporunduva, Sapatu, Cafundó, Mandira e da Fazenda; Enseadas de Baleia, Castelhanos e Ilha Diana; os assentamentos de Bela Vista do Chibarro, Monte Alegre, Comuna da Terra Irmã Alberta e Dom Tomás Balduíno; a rede Acolhendo em Parelheiros, Ilha do Bororé, Quilombaque; Paquetá, Cota 200, Fazenda Roseira, Institutos H&H Fauser e Chão Caipira, de Paraibuna. Com Batucada Tamarindo.
Dia 7/11. Quinta, 19h. AL Grátis
Sesc Bom Retiro
Geoparques: Turismo, Transformação e Desenvolvimento Sustentável
CURSO – Apresentação de Geoparques Mundiais da Unesco, incluindo os que estão no Brasil, destacando o potencial turístico e a importância para o desenvolvimento sustentável e econômico de suas regiões.
De 14/11 a 5/12. Quintas, 19h às 21h. GRÁTIS | Inscrições on-line a partir de 29/10,
14h (Credencial Plena) e 1/11, 14h (público em geral). A partir de 18 anos
Sesc Avenida Paulista
Visão Periférica: O Despertar do Turismo de Base Comunitária na Periferia
BATE-PAPO – Barbara Terra e Mara Luiza, mãe e filha moradoras do Grajaú, trazem depoimentos, fotos e histórias que ilustram sua experiência com a criação de iniciativas socioculturais que visam ser ferramenta de mudança, transformando a percepção sobre o turismo no bairro. Com Visão Periférica.
Dia 14/11. Quinta, 18h30 às 20h.
GRÁTIS | Inscrições de 1 a 14/11. A partir de 12 anos
Sesc Carmo
Turismo Comunitário e Museus Orgânicos do Cariri
PALESTRA – Os Museus Orgânicos no Cariri ressignificaram a casa de mestres da cultura popular, transformando-as em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local. Hoje o projeto é realizado a partir da parceria entre a Fundação Casa Grande e o Sesc Ceará. Com Alemberg Quindins.
Dia 12/11. Terça, 19h às 21h.
GRÁTIS | Inscrições on-line. A partir de 16 anos
Centro De Pesquisa E Formação
Confecção de Bonecas Abayomi
OFICINA – Aborda a história do Quilombo Cafundó e o dialeto falado por eles (cupópia).
Em seguida, confecção de bonecas Abayomi. Com Quilombo Cafundó.
Dia 10/11. Domingo, 13h às 15h.
GRÁTIS | Senhas 30 min antes. Todas as idades
Sesc Ipiranga
Afroturismo e Etnoturismo: Turismo de Base Comunitária
BATE-PAPO ON-LINE – Convite para conhecer, compartilhar e dialogar sobre perspectivas da temática por meio de experiências de especialistas que a vivenciam desde a cidade de São Paulo, expandindo para o Brasil e outros países. Com Rebecca
Aletheia e Ederon Marques.
Dia 13/11. Quarta, 15h às 17h. Plataforma Teams.
GRÁTIS | Inscrições on-line. Todas as idades Acessibilidade: Libras.
Sesc Itaquera
Turismo de Base Comunitária: Perspectivas e Inspirações para a Região
BATE-PAPO – Lideranças discutem experiências na promoção do turismo de base comunitária, destacando iniciativas que fortalecem a cultura local e geram renda para a comunidade.
Dia 26/11. Terça, 18h30 às 20h30.
GRÁTIS. A partir de 12 anos
Sesc Mogi da Cruzes
Turismo de Quebrada
CURSO – Turismo de base comunitária voltado a coletivos da ZN interessados no tema e
guias, pessoas interessadas em pensar o turismo como possibilidade de geração de renda e apropriação do território. Com Comunidade Cultural Quilombaque.
De 5 a 8/11. Terça a sexta, 19h às 21h.
GRÁTIS Inscrições on-line de 22 a 29/10. A partir de 16 anos
Sesc Santana
Territórios Caiçaras e Quilombos do Lagamar (Cananéia e Ilha do Cardoso – SP)
EXCURSÃO – A viagem apresenta um método tradicional de pesca e os bailes de fandango caiçara. Inclui visita ao Quilombo Mandira e a sua produção de ostras, além de passar pelas cidades de Cananéia e Ilha do Cardoso.
De 28/11 a 1/12. Quinta a domingo.
R$1.350 R$900. Inscrições de 29/10, 15h, a 30/10. Todas as idades
Sesc Vila Mariana