Você acha que o frigobar não é um diferencial no seu hotel? Engano seu. Ele é importante para muitos clientes. E pode fazer diferença também para seu hotel que pode lucrar com a venda dos produtos expostos nele.
Quanto mais luxuoso, mais lucro o hotel obtém com as guloseimas e bebidas vendidas no quarto. Esse tipo de estabelecimento chega a ter 5% do seu faturamento baseado apenas no frigobar. Portanto, seu negócio pode ganhar muito com seu uso.
Como controlar o frigobar no hotel?
A forma mais comum é quando o próprio hotel administra o que é oferecido no frigobar. A camareira repõe diariamente e o hotel registra os itens consumidos no seu sistema de gestão.
Depois disso, pode adotar o sistema “honorcheck out”, que é mais elegante. Caso a camareira ainda não tenha feito a conferência e reposição, o recepcionista pergunta se houve consumo e confere com o anotado e/ou lança na conta.
Embora esse sistema seja o mais usado e o lucro seja maior, caberá ao hotel arcar com as perdas quando o alimento vencer sem ser consumido ou quando a pessoa se esquecer de avisar algum item que consumiu.
Quanto mais luxuoso, maior a variedade que pode ser oferecida ao hóspede. A variedade induz ao consumo e, consequentemente, aumenta a rentabilidade. Nesses hotéis, é comum também que alguns itens não sejam cobrados e fiquem como um “mimo” para o cliente.
Quais vantagens de terceirizar o serviço
Outra maneira de controlar e oferecer produtos no frigobar sem se preocupar com as perdas é através da terceirização. Nesse caso, o hotel contrata uma equipe especializada, que repassa uma porcentagem do lucro para o hotel.
Nesse caso o lucro é menor, mas não há prejuízo pois o que for perdido por data de validade, por exemplo, se torna problema do terceirizado. A receita, nesses casos, não costuma passar de 1%, mas como vantagem, o local oferece essa comodidade ao hóspede, sem interferir muito em sua rotina.
Há também o sistema de automatização do frigobar, que pode ser interessante para hotéis maiores. Com ele, fica mais fácil na hora de controlar o que foi consumido, porém, ao mesmo tempo, não permite que o hóspede pegue um produto apenas para decidir se quer ou não.
Caso a pessoa retire um produto, terá que pagar porque o sistema é integrado. Ele lança o valor do que foi retirado direto na conta do hóspede, no sistema de gestão do hotel.
Oferecer ou não o frigobar?
No geral, ter um frigobar no quanto é um item importante para que para que os hóspedes possam consumir algumas bebidas rápidas, como uma água, um suco, iogurte ou uma cerveja.
Alguns hotéis deixam o frigobar no quarto, mas para abastecê-lo, normalmente o cliente pede na portaria. Embora seja uma forma mais fácil de controlar o que é consumido, é pouco prático e limita um pouco a compra desses produtos. Ainda assim, é melhor do que não oferecer.