Em resposta ao crescimento da demanda por voos no país e à necessidade de atender cidades que dependem do recebimento de cargas de emergência durante a crise do coronavírus, a GOL Linhas Aéreas anuncia a ampliação de sua malha aérea para julho.
Serão 250 voos diários. Eles atenderão 100 diferentes mercados brasileiros, reforçando o poder de conectividade da nova malha aérea, que entrou em vigor no dia 1º de julho e segue até o fim do mês.
Em comparação com junho, cuja malha aérea contemplava 100 voos diários, a de julho, contará com 250 operações. Um aumento de 150% nas decolagens da GOL. O índice ainda é tímido frente à potencialidade da companhia, hoje atuando com apenas 30% de sua capacidade.
“O transporte aéreo é um serviço essencial para o país, principalmente em um momento como o atual. Na GOL, a demanda dos clientes é parte da importante decisão de oferecer o serviço de uma rota. É importante reforçar que estamos levando em conta as medidas de segurança, em conformidade com os órgãos competentes tanto no Brasil como no exterior”, afirma Celso Ferrer, vice-presidente de Operações da GOL.
Se em junho os aeroportos de Brasília, Galeão, no Rio de Janeiro, e Guarulhos, em São Paulo, já obtiveram mais destaque. Em julho, serão fortalecidos com ainda mais rotas. Brasília volta a ser um dos hubs da companhia, passando a se comunicar com 14 novos mercados. Entre eles: Florianópolis, Vitória e Campo Grande, oferecendo aos brasilienses maior comodidade no deslocamento para capitais nacionais. Ressalta-se que 6 dos 11 mercados são exclusivos da companhia na capital federal: Aracaju, Goiânia, Florianópolis, Maceió, Natal e Vitória.
Ainda sobre Brasília, o aeroporto internacional Presidente Juscelino Kubitschek passa a receber mais voos provenientes de capitais da região Norte. Palmas, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho, Belém, Manaus e Macapá terão até 6 voos semanais. Isso garantirá rápidas conexões dessas capitais às principais cidades das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
No Nordeste, a companhia retoma as importantes ligações locais e para grandes destinos no Sudeste e Norte. Exemplo disso são os voos diretos de Salvador para Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro/Santos Dumont. Além de inaugurar serviços para Viracopos (Campinas) e Vitória da Conquista da capital baiana. Já em Fortaleza, voltam as operações da empresa para Belém, Manaus, Teresina, São Luis e Santarém.
Destacando sua posição nos mercados regionais, 14 bases da companhia serão retomadas em julho. Oito delas, executadas pela GOL: Sinop, no Mato Grosso, Vitória da Conquista, na Bahia, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Joinville, em Santa Catarina, Cascavel, no Paraná, Uberlândia, em Minas Gerais, Santarém, no Pará, e Viracopos, em Campinas. A partir de Viracopos, por exemplo, os clientes poderão seguir rumo a Brasília, Salvador e ao Rio de Janeiro/Galeão.
Ainda no contexto regional, a VOEPASS, em acordo com GOL, realizará voos para 6 destinos: Barreiras, na Bahia, Araguaína, no Tocantins, e São José do Rio Preto, em São Paulo, que se conectam com a Capital Federal. Já Dourados, no Mato Grosso do Sul, Rio Verde, em Goiás, e Araçatuba, em São Paulo, se ligarão a Guarulhos.
O Aeroporto Internacional de São Paulo é, portanto, contemplado com reforço na sua malha aérea. Além da oferta de voos para os destinos já citados, há outros, como Foz do Iguaçu, Navegantes, Porto Alegre, Cuiabá, Goiânia, Campo Grande, Belém e as capitais do Nordeste. O aeroporto de Congonhas se mantém com os seguintes destinos: Rio de Janeiro/Santos Dumont, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Recife.
A retomada das decolagens do Santos Dumont para Guarulhos e Salvador (assim como novos horários para Brasília e Porto Alegre) e o incremento das rotas no aeroporto internacional do Galeão para diferentes cidades brasileiras são os highlights de julho no Rio de Janeiro. São elas: Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, assim como a volta dos voos para Foz do Iguaçu, Navegantes, Manaus e Viracopos. Dessa forma, a GOL expande sua malha aérea e reforça sua completa liderança na capital fluminense.
Para ter acesso a todos os destinos, dias e horários que compõem a malha aérea de julho de 2020, da GOL, clique em: http://www.voegol.com.br/pt/informacoes/voos-gol.
Parceria Air France-KLM
O Grupo Air France-KLM, parceiro da GOL desde fevereiro de 2014, seguirá expandindo a sua presença no Brasil em julho e agosto. A partir de 6 de julho, as companhias combinam 18 voos por semana para São Paulo e Rio de Janeiro. Com isso, torna-se a operação líder entre o Brasil e a Europa.
Essa programação de voos segue até pelo menos o fim de agosto. Ela representa 41% do que o grupo costumava voar semanalmente para o Brasil, e três vezes mais do que anunciou em 23 de março, quando mesmo no início da crise, voava seis vezes por semana para o país. Mundialmente, as companhias aumentarão a oferta em julho e agosto. A aérea francesa chegará a 150 destinos, enquanto que a KLM chegará em 73.
Medidas de Segurança
A GOL, neste período de pandemia, tem como objetivo maior que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave.
Todos os procedimentos regulares foram reforçados, além dos já rígidos padrões de sanitização da aviação civil estabelecidos pelos órgãos responsáveis, alinhados com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além disso, o padrão de segurança operacional da GOL é reconhecido mundialmente pela certificação IOSA (IATA Operational Safety Audity). O programa de auditoria internacional é responsável por avaliar os sistemas de gerenciamento e de controle operacional das companhias aéreas.
Primeira companhia a solicitar o uso de máscaras por todos os clientes nos voos em operação (desde 10/5), a GOL tem como base para essa medida as informações científicas mais recentes e as recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo. A obrigação do uso das máscaras passou a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual.
Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões. Elas são realizadas durante as paradas em solo e pernoites. Há atenção redobrada aos assentos e os braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.
Foi aprimorado o processo de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos. Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas aos colaboradores de ar e solo. A companhia também deixa à disposição álcool em gel para todos.
As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA. Ele captura de 99,9% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro.
Desde início de junho, a companhia vem retomando, gradualmente, o serviço de bordo. Tudo devidamente higienizado, garantindo a segurança de todos.
Lembramos ainda que o serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do cliente, o que reforça o cuidado com os procedimentos de saúde.
Medidas extraordinárias de atendimento foram adotadas a favor dos clientes e dos colaboradores, como técnicas de distanciamento social; desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo; e o fechamento da sala vip dos aeroportos.
As novas medidas de segurança nos aeroportos aumentam também o tempo de deslocamento interno. Com isso, a GOL solicita aos clientes que façam o check-in on-line/via aplicativo, que está liberado com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo.
Se mesmo assim precisar ir ao balcão, inclusive para despachar mala, antecipamos a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque. Encerrando o processo 1 hora antes da abertura do portão. A companhia lançou o Fast Check-in, onde o cliente pode escanear um QR Code pelo seu próprio telefone celular e com isso ter acesso ao seu cartão de embarque.