Início Notícias Governo lança programa Rotas do Vinho de São Paulo para desenvolver o...

Governo lança programa Rotas do Vinho de São Paulo para desenvolver o segmento no estado

44
0
COMPARTILHAR

O governo de São Paulo lançou, no dia 28 de agosto, o programa Rotas do Vinho de São Paulo. A iniciativa inédita reúne 66 vinícolas do estado que oferecem experiências de enoturismo. Entre elas, degustação de vinhos, visita à vinícolas e harmonização de vinhos com a gastronomia.

Governo lança programa Rotas do Vinho de São Paulo para desenvolver o segmento no estado

O objetivo do programa é fomentar o enoturismo no estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho.

Coordenada pela Casa Civil e InvestSP, a iniciativa é desenvolvida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA), Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas. A Setur-SP mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas, sendo 11 vinícolas de 10 municípios. Chamadas de endoestinos, são no total 66 vinícolas distribuídas pelo estado de São Paulo. Elas oferecem, além do vinho que é produzido, experiências para os visitantes e turistas.

Cada vez mais procurado pelos viajantes, o turismo de experiência está nos planos de nove em cada dez viajantes brasileiros e é a principal motivação dos turistas, de acordo com pesquisa realizada em junho deste ano pelo Sebrae e o TRVL LAB, um laboratório de inteligência de mercado em viagens.

Governo lança programa Rotas do Vinho de São Paulo para desenvolver o segmento no estado

As Rotas do Vinho de São Paulo

As rotas são: Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região); Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região).

Já os enodestinos representam um conjunto de vinícolas que não estão agrupadas em rotas, pois estão dispersas pelo estado, mas merecem destaque dada a qualidade dos seus produtos e experiências que oferecem.

Até agora, foram mapeadas 66 vinícolas (55 nas Rotas e 11 enodestinos) no programa Rotas do Vinho de São Paulo. Entre as vinícolas, estão, por exemplo, a Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (Rota Alto da Mantiqueira), que oferece degustação guiada conduzida pelo Sommelier da casa, que conta aos visitantes os detalhes dos vinhos de forma criativa e acessível, fazendo referências a sabores já conhecidos.

A Villa Santa Maria também oferece tours pela vinícola; dois espaços com pratos de alta gastronomia; e piquenique gourmet nas vinhas, com cesta de produtos personalizada pelos turistas, que podem escolher desde os vinhos com rótulos Brandina, até tábuas de queijos e frios, bruschettas e charcutaria. A vinícola ainda tem acessibilidade e é pet friendly.

Já entre os enodestinos, um destaque é a Vinícola Ferracini, em Penápolis. Ela vem se consolidando como a primeira vinícola localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo. Ela oferece visitação; degustação que contempla os 5 sentidos; e a oportunidade de conhecer todas as etapas da fabricação dos vinhos, desde a vindima (colheita), passando pelo esmagamento da uva, até a filtração e engarrafamento dos vinhos.

Leia também Cave Colinas de Pedra: um lugar único no mundo