Um dos destaques da hotelaria em Caxambu é o Hotel União. Construído e inaugurado em março de 1942, completou recentemente 76 anos de vida. O hotel oferece 77 apartamentos com tv, telefone e aquecimento central. A piscina também é aquecida no inverno. O lazer se completa com sauna, bar, salão de jogos, salas de convenções e internet banda larga.
Localizada a 320 quilômetros de São Paulo e 280 do Rio de Janeiro, Caxambu compõe o chamado Circuito das Águas de Minas Gerais. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a pacata estância hidromineral gira em torno do Parque das Águas, que tem em sua área 12 fontes naturais, com apurado projeto arquitetônico e um balneário reformado em 2014.
As águas minerais são classificadas como “Carbogasosas”, atraindo para a região turistas do Brasil e do exterior. As águas de Caxambu brotam da terra e fazem muito bem à saúde. Cada fonte serve para um tratamento e um benefício específico. Algumas águas são boas para regular a pressão arterial e para o funcionamento do intestino. Tem outra que é ideal para os olhos, além das que prometem melhorar a circulação e problemas relacionados à pele.
A maioria dos hotéis de Caxambu fica perto da área central. Alguns deles foram construídos entre o final do século 19 e início do século 20, preservando as características originais. Diante de pouca oferta de bons restaurantes na cidade, as diárias da maioria deles incluem pensão completa.
Gastronomia – Destaque para o serviço à inglesa
O delicioso tempero da comida de fazenda aliado ao melhor da gastronomia compõe um cardápio feito com todo o cuidado e carinho para ser degustado e aprovado pelos mais variados tipos de paladar. E tudo isso com mais uma peculiaridade: servidos no sistema à inglesa.
Além disso, a cozinha do Hotel União mescla pratos típicos da culinária internacional. Os destaques ficam para a tradição da saborosa comida portuguesa, entre eles, o famoso bacalhau, o tradicional caldo verde e os deliciosos pastéis de Belém.
Não irão faltar também pratos de culinária mineira. Nesse caso, os destaques são o pernil com tutu de feijão e o frango à mineira, além de um completo buffet de sobremesas onde estão os doces em compotas e em caldas e o delicioso queijo mineiro, preparado com leites selecionados.
Depois de tudo isso, para descansar, você pode optar por ler um livro na sala da lareira. Nas noites de céu estrelado e temperatura amena, sempre depois do jantar há música ao vivo.
Boa estrutura para eventos
O Hotel União não satisfaz apenas os hóspedes de lazer. O empreendimento conta com estrutura completa para eventos de pequeno e médio porte. São 3 salas e 1 auditório à disposição de empresas e grupos. O auditório tem capacidade para até 100 pessoas e pode atender a palestras, cursos, convenções, workshops e até reunião de empresas e igrejas, atendendo de maneira satisfatória o mercado corporativo.
Outros destaques da cidade
Passeio de teleférico
Com aproximadamente 1.090 metros de altitude e a 186 metros acima do Parque das Águas, o Morro do Cruzeiro proporciona ao visitante uma deslumbrante vista panorâmica da cidade e das montanhas da Serra da Mantiqueira. Cortando o lago e a mata nativa se avista toda a beleza do parque. Do alto é possível avistar o Cristo Redentor, além do conjunto urbanístico da cidade e as montanhas que a abraçam. O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 20,00 por pessoa. Lá no alto, além dos mirantes, um restaurante com o melhor da culinária mineira, além de lojas de artesanato e doces caseiros.
Banho dos gêiseres diariamente e de graça
Os gêiseres são nascentes termais que entram em erupção constantemente e lançam colunas gigantescas de água quente e vapor de ar. É um dos fenômenos mais bonitos da natureza e raro de se ver.
No Parque das Águas, o gêiser Floriano de Lemos pode atingir até 8 metros de alturas e uma temperatura de 27°. Além da alta quantidade de calor presente no ar, outro fator que faz com que o gêiser exploda são os gases, que fazem a água jorrar em intervalos de tempo indefinidos. O espetáculo acontece uma vez por dia.
No grande cogumelo, os turistas podem banhar-se com as águas do gêiser gratuitamente, além de experimentar as propriedades terapêuticas dessa atração única no Brasil. O gêiser Floriano de Lemos é o único existente no Brasil e o segundo no mundo. O outro fica na França.
Uma rica história de vida
O hotel foi construído em 1942 por Dona Maria Fontelas Rosado Nunes e seu marido, José Rosado Nunes, ambos portugueses. Ela de Vila Real e ele de Algarvio.
Dona Maria chegou de Portugal aos 18 anos e foi morar em Campos Altos. Foi, por volta de 1926, a primeira professora da cidade, que fica na região do Alto Paranaíba, próxima a Araxá. Com 25 anos, foi convidada para trabalhar na Rede Ferroviária Federal. Foi onde conheceu o marido e construíram o hotel mais familiar e aconchegante do sul mineiro. Junto com sua filha, Maria Celeste, cuidou do hotel com a hospitalidade portuguesa e mineira. Desde 1989, seu neto Raul Spinelli passou a ajudar na administração do empreendimento.
Admiradores da natureza exuberante da região e do valor histórico do local, os descendentes de Maria Fontelas Rosado Nunes decidiram compartilhar com o público os encantos do lugar, transformando-o num emblemático empreendimento para a divulgação das potencialidades do turismo regional. Com isso, foi totalmente atualizado e restaurado para proporcionar uma experiência única aos hóspedes.
Reservas e Informações
As diárias são a partir de R$ 350,00 o casal incluindo pensão completa. Para períodos fora de temporada.
Reservas e informações www.hoteluniao.com.br ou pelo fone (35) 3341-3333.