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Jardim Botânico de Curitiba ganha novo Centro de Atendimento ao Turista

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Seguindo os preceitos do modelo de gestão DTI – Destino Turístico Inteligente – que ajudou a tornar Curitiba a cidade mais inteligente do mundo (prêmio concedido pelo World Smart City Awards de Barcelona em 2023), o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba entregou o renovado Centro de Atendimento ao Turista do Jardim Botânico.

Jardim Botânico de Curitiba ganha novo Centro de Atendimento ao Turista

Inovação sempre

A inovação também está presente em uma imensa tela touchscreen que disponibiliza mapas, roteiros turísticos, galeria de fotos de atrativos. E, em breve, acesso ao aplicativo da Linha Turismo – ônibus Double Decker que faz o city tour passando por 25 atrativos turísticos onde o passageiro pode desembarcar e reembarcar quantas vezes quiser, durante 24 horas.

O compartilhamento do espaço com a loja de souvenires #CuritibaSuaLinda amplia a experiência do turista. Ele entra em contato com a produção criativa e autoral dos artesãos locais, em um ambiente interativo.

A galeria de fotos aguça a curiosidade dos turistas com imagens do próprio Jardim Botânico, do Bosque Alemão, do Museu Oscar Niemeyer e dos parques Barigui, Náutico e Tanguá. Os roteiros disponibilizados são “Mulheres notáveis”, “Curta Curitiba a pé” e “Curta Curitiba piazada, com a novíssima Praça do Pirata Zulmiro, pirata britânico que viveu na cidade. O grande mapa da cidade possibilitará acessar diretamente os atrativos listados na Galeria de Fotos.

O novo Centro de Atendimento ao Turista no Jardim Botânico oferece ambiente climatizado dotado de Wi-Fi gratuito, com iluminação natural e conforto aos que precisam inclusive trabalhar um pouquinho, motivados pela bela vista da estufa principal.

Fortalecimento da promoção do destino

“Receber bem o turista é compromisso de quem trabalha com turismo e rende frutos quotidianos. A melhor promoção de um destino é a recomendação que um turista faz quando retorna ao seu lar feliz por ter sido bem acolhido”, vibra Tatiana Turra, Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Acessibilidade total

O CAT recebeu reformas estruturais que o tornaram completamente acessível. Há rampas de acesso à área de atendimento ao turista e à loja de souvenires #CuritibaSuaLinda. Dotadas de corrimões duplos, as rampas também levam aos novos banheiros, igualmente acessíveis.

Serviços de fraldário, carregamento de celulares e balcões rebaixados para atendimento de pessoas em cadeiras de rodas também fazem parte do projeto. Para o atendimento a turistas com deficiência auditiva, a Central de Libras da Prefeitura atende via videochamadas, com seus intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

Curitiba na palma da mão

Para os turistas com deficiência visual, são oferecidas para empréstimo gratuito as maquetes impressas em 3D de seis atrativos, para serem exploradas através do tato. Elas possuem representação do tamanho de uma pessoa em escala com o atrativo, para que os turistas tenham ideia da proporção. Eles podem levar o kit de maquetes enquanto passeiam pela cidade, e devolvem no ponto onde emprestaram inicialmente.

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