Kyoto, ou Quioto, antiga capital imperial do Japão, é uma cidade da ilha de Honshu. Ela é famosa por seus vários templos clássicos budistas, jardins, palácios imperiais, santuários xintoístas e casas de madeira tradicionais.
Ela também é conhecida pelas tradições formais, como o jantar kaiseki, com vários pratos específicos, e as gueixas, geralmente encontradas no distrito de Gion.
Esta semana, no entanto, Kyoto receberá os participantes da 4.ª Conferência Mundial da OMT/Unesco. Turismo e cultura serão os temas centrais, durante os dois dias do evento (12 e 13 de dezembro de 2019).
Sueli Dabus e as Florestas do Brasil
Vai até dia 22 de dezembro a exposição individual da artista plástica Sueli Dabus, intitulada Florestas do Brasil, na conceituada Galeria Caribé, em São Paulo (Rua João Lourenço, 79 – Vila Nova Conceição).
São 20 trabalhos inéditos da série. Todos produzidos em óleo sobre tela, em que toda a beleza da natureza pode ser conferida pelos olhos de Sueli, natural de Bauru (SP) e cujo talento já alcançou renome nacional e internacional.
Além das florestas, sua temática também inclui abstratos, cavalos, cinema, figuras, flores, marinhas, músicos, natureza morta e paisagens.
Com curadoria de Sergio Caribé, a mostra confirma uma vez mais que a inovação é a marca registrada do inquieto espírito criativo e pesquisador da artista. Suas criações são enriquecidas por texturas e outras matérias-primas, que lhe conferem um toque especial e muito próprio.
Admiradora incansável da beleza infinita da natureza, as florestas ocupam um lugar mais que especial em seu trabalho, trazendo inspiração permanente. Ela declara que vem pesquisando o tema desde 2010 por meio de viagens com visitas in loco e na bibliografia.
A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados das 10h às 13h. Faça uma visita e se encante!
Turismo e cultura: temas da OMT/Unesco
A 4.ª Conferência Mundial da OMT/UNESCO de Turismo e Cultura, a se realizar entre os dias 12 e 13 de dezembro, em Kyoto, no Japão, visa estimular a ligação entre as áreas do turismo e da cultura e promover o desenvolvimento do turismo enquanto instrumento de preservação da cultura.
O evento debaterá a forma como o turismo e a cultura podem trabalhar em conjunto e fomentar parcerias, de forma a assegurar a preservação do patrimônio cultural comum.
O tema escolhido para 2019 é Investir nas gerações futuras, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da proteção cultural nas e das comunidades.
Os participantes têm a possibilidade de partilhar perspectivas sobre investimentos prioritários. E, assim, assegurar o desenvolvimento do turismo em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o Código de Ética Mundial para o Turismo da OMT.
Quioto, no Japão, foi selecionada para acolher a iniciativa por ser uma cidade que há séculos é um dos mais importantes centros da cultura japonesa. Além de ser também, na atualidade, como destino turístico internacional de destaque.
Quem Disse?
Eu não tenho paredes, só tenho horizontes. (Mario Quintana)
Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Foi considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti.