Início Eventos Lacte20: Andres Diaz, do escritório da ProColombia no Brasil investe em descentralização...

Lacte20: Andres Diaz, do escritório da ProColombia no Brasil investe em descentralização para expandir número de turistas

15
0
COMPARTILHAR

O World Trade Center São Paulo – Golden Hall recebe o Lacte20 nos dias 24 e 25 de fevereiro. Organizado pela Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), o evento se consolidou como um dos mais relevantes no setor, promovendo networking qualificado, benchmarking e capacitações para profissionais da área.

Com uma programação intensa de palestras, painéis e exposições, o Lacte20 busca fortalecer a troca de boas práticas entre gestores e fornecedores. Entre os convidados, está Andres Diaz Silva, Diretor Executivo da ProColombia no Brasil, que compartilhou insights sobre estratégias para impulsionar o turismo colombiano e ampliar parcerias com o mercado brasileiro.

Lacte20 Andres Diaz, do escritório da ProColombia no Brasil investe em descentralização para expandir número de turistas
Thais Medina da Business Factory, Andres Diaz da ProColombia e Verónica Pardo, Subsecretaria de Turismo do Chile

Expansão da presença colombiana no Brasil

Desde maio de 2023, Andres Diaz Silva lidera a ProColombia no Brasil com o objetivo de fortalecer laços turísticos e comerciais entre os dois países. Segundo Diaz, uma das principais estratégias adotadas tem sido descentralizar a promoção da Colômbia, que anteriormente estava concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Estamos levando a promoção para estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sul, participando de feiras estaduais, realizando capacitações para operadores e estabelecendo novas rotas aéreas, como a conexão Manaus-Bogotá, que já vendeu mais de 50 mil pacotes turísticos para 2025”, destacou.

Sustentabilidade como pilar do turismo colombiano

A Colômbia tem investido em um turismo mais sustentável, e Diaz ressaltou que o país possui uma legislação específica para garantir boas práticas ambientais e sociais no setor. “A Lei de Turismo Sustentável assegura que toda a cadeia turística esteja comprometida com a sustentabilidade e a geração de impacto positivo nas comunidades locais”, explicou.

Um dos exemplos citados foi San Andrés, onde 80% dos serviços turísticos são operados por moradores locais, garantindo desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Lacte20 Andres Diaz, do escritório da ProColombia no Brasil investe em descentralização para expandir número de turistas
Andres Diaz e Lorenza Cortés do escritório da ProColombia no Brasil

Parcerias internacionais e atração de investidores

A atuação de Diaz em relações internacionais tem sido um diferencial na promoção do turismo colombiano. “Muitos países esquecem a importância da negociação internacional. Minha experiência nesse campo tem sido essencial para entender as necessidades dos clientes e criar estratégias que atraiam turistas e investidores”, afirmou.

Com relação ao mercado brasileiro, ele destacou que o governo colombiano tem ampliado seus esforços para estreitar laços econômicos e turísticos. “O Brasil é um mercado estratégico para a Colômbia, e estamos cada vez mais focados em expandir essa relação”, reforçou.

Turismo comunitário e experiências autênticas

Um dos grandes diferenciais do turismo na Colômbia é a aposta no turismo comunitário, no qual as próprias comunidades locais oferecem experiências turísticas. Segundo Diaz, esse modelo tem grande apelo para os brasileiros, que buscam vivências autênticas e sustentáveis.

“O brasileiro entende o impacto econômico positivo do turismo local. Quando quem melhor conhece o território conduz uma experiência, ela se torna ainda mais especial”, pontuou.

Trabalho com agentes de viagens no Brasil

A ProColombia tem investido fortemente no relacionamento com agentes de viagens brasileiros para impulsionar o turismo na Colômbia. “Os agentes e operadores são nossos principais parceiros. Realizamos treinamentos, oferecemos materiais e auxiliamos na conexão com operadores locais para facilitar parcerias”, explicou Diaz.

Apesar do avanço, ele reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer. “O Brasil é um país enorme, e ainda temos muitos agentes para alcançar. Mas estamos cada vez mais presentes em feiras de turismo, como a Lacte20, e expandindo nossas conexões”, concluiu.

Leia também Colômbia busca liderança em turismo sustentável