O Ministério do Turismo lançou, no dia 27 de março, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seu objetivo é desenvolver o segmento e efetivar assim a vocação do Brasil como destino de excelência.
O documento foi anunciado durante o 1º Seminário Internacional de Turismo Gastronômico que aconteceu em Paraty (RJ). As apresentações de especialistas do segmento no Brasil e de outros países podem ser acompanhada pelo canal no YouTube do IFB e, também, pelas redes sociais do MTur.
“É uma realização ver este evento acontecer e este programa se concretizar. Precisamos aperfeiçoar o nosso turismo gastronômico e esse evento é o start que estávamos precisando para assim alavancar este segmento no país. Temos diversas cidades reconhecidas pela Unesco na gastronomia e vamos portanto estruturá-las para valorizar a nossa vocação e dessa forma dar o estalo para que outras possam surgir. O turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O Programa Nacional de Turismo Gastronômico é um marco para o turismo brasileiro. Ele traz os fatores históricos e culturais que contribuíram para o desenvolvimento do segmento, a relação indissociável entre turismo e gastronomia, o panorama do segmento no mundo e no Brasil, assim como, o papel essencial das políticas públicas em seu desenvolvimento. Além do posicionamento do Brasil e os objetivos estratégicos da iniciativa. O texto convida ainda a todos os atores envolvidos, sejam portanto pequenos produtores ou grandes empresários, gestores públicos e privados, viajantes e comunidade a tomarem “Gosto pelo Brasil!”.
Durante o lançamento, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destacou a dimensão que o evento e o programa terão para a construção de políticas assertivas para o segmento. “Falar de gastronomia no Brasil é complexo, porque em qualquer cidade ou região do país você tem experiências únicas. O desafio dos senhores, que estão aqui hoje, é muito grande e vocês têm portanto um papel muito importante, que é o de transformar vidas, de trocar experiências”, pontuou.
O turismo gastronômico já é um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo e, assim seu protagonismo vem aumentando a cada dia. A ascendência deste segmento vem acompanhada pela valorização do caráter regional dos destinos, suas peculiaridades, seu patrimônio histórico e cultural, que juntos proporcionam experiências únicas para os visitantes. Considerando sua vantagem competitiva, cada vez mais cidades ao redor do mundo procuram se posicionar como destinos de gastronomia e direcionam suas estratégias para o desenvolvimento e para a promoção do turismo gastronômico.
Seminário internacional
Durante os três dias de evento, cerca de 30 expoentes do turismo e da gastronomia, nacionais e internacionais, se reuniram para debater diversos temas relacionados ao segmento. Convidadas como a canadense e CEO da Culinary Tourism Alliance, Rebecca Mackenzie; e a diretora de cursos e mestrados da Faculdade de Gastronomia do Basque Culinary Center, na Espanha, Idoia Calleja, compartilharam assim suas experiências com os presentes.
A pesquisadora e professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, Ana Paula Jacques, ressaltou a importância deste seminário para o país. “Nós sabemos que para desenvolver uma política contínua, de longo prazo no turismo, é um desafio, mas é também um privilégio, porque esse país é um país mega diverso, culturalmente rico e que tem potencial para fomento à gastronomia e ao turismo. Conectando esses dois elementos da nossa cultura, estamos fazendo com que os nossos destinos possam se desenvolver cada vez mais”, disse.
Ainda durante a abertura do seminário, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília certificaram cerca de 140 alunos da primeira turma de turismo gastronômico do IFB.
No evento, o MTur apresentou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico. Ele se baseia em ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e, assim, efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia, contribuindo diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.
Fizeram parte da programação temas como: o Programa Nacional de Turismo Gastronômico e o Experiências do Brasil Rural, que foram discutidos em mesas de debates. Entre os assuntos, a coordenadora geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, e o chef de cozinha, Zeca Amaral, discutiram pontos-chaves das duas iniciativas, que pretendem desenvolver dessa forma os segmentos no país.
Turismo gastronômico
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O país também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.