O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove em seu site uma nova exposição virtual com todas as obras que Candido Portinari produziu em sua cidade natal.
A mostra “A Casa Ateliê” traz o conjunto das obras realizadas na antiga residência da família, executadas em diferentes técnicas e suportes, num período compreendido entre 1914 e 1959. A pesquisa se fez possível a partir do trabalho do Projeto Portinari, liderado pelo filho do pintor, João Candido Portinari.
Segundo o gerente do Museu, Matheus Maia, são 450 obras que revelam o cotidiano do artista, que encontrou em sua residência “um espaço de afeto e criação, transformando-a em um verdadeiro ateliê. O espaço era um ambiente de trabalho contínuo, de experimentação e fomentava a busca do pintor pelo domínio da técnica e do seu ofício”, diz.
Com uma interface acessível, a exposição destaca os icônicos afrescos da casa onde Portinari viveu sua infância e juventude. E para onde sempre retornava para longas temporadas de trabalho e convivência familiar. Há também estudos, desenhos e ilustrações.
A exposição virtual mergulha no universo criativo do artista. E, por meio dela, é possível perceber suas inspirações, suas técnicas inovadoras e seu impacto profundo na arte moderna brasileira. Uma oportunidade para conectar-se com a cultura de Brodowski e do Brasil.
Exposição virtual “A Casa Ateliê”
Acesso: www.museucasadeportinari.org.br/exposicao-a-casa-atelie/
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari. Ela representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284