Visitantes que chegarem ao Maranhão passarão a ter um novo roteiro turístico para desfrutar. É que os 15 municípios que compõem os polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás se uniram e assinaram um Termo de Cooperação Técnica que possibilitará a criação de uma nova rota de turismo que contemplará os atrativos das cidades que compõem os dois destinos.
Integram o Polo São Luís, além da capital, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Já os municípios de Bequimão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu integram o Polo Floresta dos Guarás.
O prefeito Eduardo Braide recebeu, na sede da Prefeitura de São Luís, os representantes dos municípios para a solenidade de assinatura do documento.
“Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica damos um paço importante para expandir o turismo tanto no polo São Luís, quanto na Floresta dos Guarás. São 15 municípios do Maranhão elaborando um novo roteiro turístico que vai contemplar uma área importante do nosso Estado. Com isso, o turista que vier para São Luís terá oportunidade de explorar os outros municípios. Isso irá fortalecer esta cadeia tão importante para a economia do Maranhão, que é o turismo”, disse o prefeito Eduardo Braide.
Além da participação das Prefeituras, empresas privadas também fazem parte da iniciativa. Participam dela a Gekos Turismo, a Delta Lençóis Kite Trip e a Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão.
“A parceria da iniciativa privada com o setor público é uma forma de incentivar o turismo em uma região que precisa ser descoberta pelo país e pelo mundo. Com este documento, saímos na frente e vamos avançar com compromisso e empenho para que este projeto dê certo, gerando emprego e renda. O turismo é uma mola propulsora e quando o público e o privado se unem as coisas têm tudo para dar certo”, destacou o diretor Gekos Turismo, Adriano de Araújo Brito.
A partir da assinatura do documento, os 15 municípios e as entidades privadas terão um ano para elaborar e implementar o novo roteiro turístico. No plano de trabalho consta capacitação, vídeo promocional, famtour, press trip, flyer promocional, entre outros que ajudarão a consolidar o roteiro.
“Os polos São Luís e Floresta dos Guarás vão trabalhar juntos para potencializar o turismo nestes destinos. O prefeito Eduardo Braide acredita no trabalho voltado para o turismo e delibera para que a Setur se integre a outros municípios e consiga alavancar o turismo em nosso estado. Com o Termo de Cooperação Técnica vamos trabalhar de forma conjunta para fazer uma rota elaborando, formatando e estruturando os 15 municípios para receber bem o turista”, observou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
Para o secretário municipal de Turismo de Guimarães e presidente da Instância de Governança do Polo Floresta dos Guarás, Antonio Marcos Gomes, o documento sedimenta a boa relação entre os municípios de ambos os polos turísticos.
“Os nossos municípios têm uma ligação histórica e cultural. Este acordo formaliza esta relação de irmandade entre os polos, já que existe uma circulação muito grande de pessoas entre as regiões. Para nós, esta troca vai nos enriquecer, porque São Luís está bem avançada no que se refere ao turismo e só temos a ganhar com esta iniciativa”, frisou o gestor.
São Luís
O novo roteiro turístico vai contemplar o turista que decidir visitar o Maranhão, tendo como opção conhecer as belezas e atrativos dos polos São Luís e Floresta dos Guarás. A ideia é que o visitante faça uma imersão por São Luís para conhecer a história da capital. A cidade propicia uma verdadeira viagem no tempo. São mais de 4 mil casarões, distribuídos por mais de 220 hectares, tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997. Além da arquitetura, a cidade oferece outros atrativos como gastronomia, passeios por praias e museus, entre outras opções.
Estando em São Luís, o visitante pode ainda estender a viagem pelas cidades de Raposa, que tem como destaque as belezas naturais e também as rendas de bilros, São José de Ribamar, cidade santuário onde se festeja o santo padroeiro do Maranhão e ainda Paço do Lumiar e Alcântara. Esta última, cidade monumento localizada na Amazônia Legal, é cercada por praias e ilhas desertas.
Floresta dos Guarás
Já o Polo da Floresta dos Guarás está localizado no litoral ocidental do Maranhão, na parte amazônica do estado. E tem como destaque as belezas naturais que reúnem baías e estuários com rios que deságuam nos manguezais, praias desertas e ilhas. Além disso, possui uma fauna abundante e diversa.
Entre os maiores atrativos turísticos deste polo está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, cenário para a lenda do Touro Encantado. Segundo a crença popular, é o rei de Portugal, Dom Sebastião, que desapareceu na luta contra os mouros e vive na ilha na forma de um touro encantado.
As praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça, o banco de corais Parcel de Manuel Luís, estaleiros, pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos são outros atrativos destes municípios.
O novo roteiro, que tem tudo para conquistar os visitantes, será um atrativo a mais para quem deseja conhecer as belezas naturais e culturais do Maranhão, a partir de sua capital. A perspectiva é de que a rota esteja totalmente consolidada em 2024.
Também participaram da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais de São Luís Igor Almeida (Secom) e Marco Duailibe (Secult); os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba e de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro; secretários de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado Filho; Turismo de Raposa, Sebastião Duarte; Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; Cultura e Turismo de São José de Ribamar, André Cruz; Turismo de Apicum-Açu, Fernando Gonçalves; Turismo e Pesca de Serrano do Maranhão, Tamires da Silva; Meio Ambiente e Turismo de Mirinzal, Dennis da Conceição; Cultura e Turismo de Bequimão, Sérgio Pereira; Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo de Cururupu, Ademilton Ramos; Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Bacuri, Rosinaldo Campelo; Cultura e Turismo de Central do Maranhão, Adenilson Reis; Cultura e Turismo de Cedral, Josenilson Melo; além de outras autoridades.