O seguro viagem é um item essencial da mala de quem vai viajar para curtas ou longas distâncias, porém, é comum que o viajante tenha algumas dúvidas sobre o serviço e como utilizá-lo.
Pensando nisso, consultamos a ComparaOnline, marketplace de seguros e produtos financeiros. Seus profissionais listaram as principais questões que os segurados devem saber antes de viajar. Veja a seguir:
Qual é a diferença entre seguro viagem, assistência viagem e seguro saúde?
Assistência viagem e seguro viagem passaram a ser a mesma coisa após regulamentação em 2014. Ambos oferecem assistência médica 24 horas, proteção em caso de extravio de bagagem, reembolso para cancelamento e atraso, cobertura para perda de documentos, entre outras coisas.
Já o seguro saúde é mais conhecido como plano de saúde. Ele não costuma ter assistência para viagens internacionais e não oferece outras coberturas.
Preciso contratar o seguro viagem com antecedência ou posso adquiri-lo depois de embarcar?
O seguro pode ser contratado a qualquer momento. A recomendação é de apenas comprá-lo depois de ter as datas da viagem definidas ou até mesmo junto com a passagem aérea para não correr o risco de se esquecer.
Nem todas as seguradoras permitem a contratação depois do embarque. Outras pedem um período de três a 10 dias de “carência” para que comece a valer, pois assim evitam fraudes. O indicado é conversar com a seguradora antes de viajar.
Posso estender a apólice depois que viajar?
Sim, também é indicado entrar em contato com a seguradora antes e poderá ser solicitada a DPS. É importante pedir até 48 horas antes do vencimento da apólice atual, porém, a seguradora fará uma análise de risco. Há possibilidade de a solicitação não ser aceita.
Como faço para cancelar o seguro viagem?
O cancelamento poderá ser feito até sete dias depois da compra, desde que seja solicitado 24 horas antes do início da viagem. Basta entrar em contato com a seguradora ou empresa que vendeu o produto.
Como faço para utilizar a assistência durante a viagem?
Caso tenha emergência durante a viagem, o ideal, antes de qualquer coisa, é entrar em contato com a central de atendimento 24h da seguradora.
O atendimento é feito em português, facilita a triagem e reduz as possibilidades de gastos, já que podem indicar estabelecimentos da rede credenciada. Em alguns casos, poderão até solicitar um médico para ir ao hotel.
Tive uma emergência, posso pagar e pedir reembolso?
Se não for possível entrar em contato com a central antes de ir para o hospital, o segurado poderá pagar pelo atendimento e ser reembolsado depois. Lembre-se de guardar os recibos, comprovantes, laudos e documentos exigidos no contrato para a solicitação de reembolso.
Como entro em contato com minha seguradora?
É legal anotar o contato em algum lugar de fácil acesso, antes de viajar. Os números sempre estão escritos na apólice do seguro. Também é possível ligar a cobrar para a seguradora de qualquer lugar do mundo.
“É preciso ter em mente que o seguro viagem vem para facilitar a vida de quem quer viajar. Ele é obrigatório apenas para a entrada em países da Europa. O produto pode salvar o bolso de quem pretende viajar, já que os serviços de saúde para viajantes costumam ser precários ou muito caros. E os planos de saúde podem não oferecer cobertura em determinados locais. Além disso, o seguro viagem também oferece facilidades para cancelamento ou atrasos de voos e extravio de bagagem”, explica Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.
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