A Páscoa é um dos feriados favoritos do ano para reunir a família em torno de uma bela mesa para o almoço. Os pratos típicos a base de frutos do mar e o celebrado chocolate pedem bons vinhos para a harmonização perfeita. Cada vez mais difundidos no Brasil, os vinhos passaram a fazer parte das mais variadas comemorações.
A mais famosa e aclamada opção na mesa dos brasileiros durante a páscoa é o Bacalhau à Gomes de Sá. É uma versão da receita popular onde o peixe é acompanhado por batatas, ovos e azeitonas. A harmonização perfeita para o prato é um vinho branco, seco e com boa acidez.
Uma excelente escolha é o Pionero Mundi, rótulo espanhol da vinícola Viña Almirante. Feito com a emblemática uva Albariño que é tradicional da região Rías Baixas.
“O Pionero Mundi traz complexidade nos aromas e no paladar. Isso é o resultado do contato das cascas da uva com o líquido”, explica Nicole Negrão Gomes, Sommelier da Garage Vinhos, loja conceito da Bodegas Wine na cidade de Curitiba.
Para cada etapa do almoço de Páscoa, há um vinho certo
O Risoto de Camarão é um dos principais acompanhamentos escolhidos para compor a mesa durante o almoço do feriado. A receita prática e saborosa harmoniza muito bem com vinhos brancos e rosé.
“O BIS Rosé, rótulo da vinícola portuguesa Encostas de Estremoz, é leve, frutado e com um bom final. Ele acompanha perfeitamente um risoto de camarão, bem como saladas e mariscos”, complementa a especialista.
Como não poderia faltar, a troca de chocolates é o momento mais aguardado da Páscoa e muito se engana quem acha que bons vinhos não fazem parte desse momento. Para Nicole, o Insensato, vinho tinto da Bodegas D. Mateos, harmoniza perfeitamente com chocolates amargos.
“O rótulo é saboroso, com taninos macios, frutado e elegante. Além disso, ele harmoniza muito bem com um mix de queijos curados”, completa a especialista.