A cidade litorânea mais “querida” pelos paulistas, com praias exuberantes e muito charme, Guarujá passa a oferecer passeios ecológicos. Eles vêm de encontro ao propósito de apresentar um turismo sustentável. E o comprometimento do Guarujá Convention and Visitors Bureau e Secretaria de Turismo com o fundamento ESG.
Em parceria com Fundação Fernando Lee, Instituto Nova Maré e S.O.S Rio do Peixe, dois passeios podem ser feitos, todos além de muito interessantes, despertam a consciência ambiental.
Os dois começam na Praia do Perequê, praia de alma caiçara de onde partem os barcos dos pescadores artesanais e com ótimos restaurantes.
Um dos passeios acontece em um pequeno barco. Ele sai do encontro do rio com o mar, navegando pelo Rio do Peixe. No local, é possível conhecer a área de mangue, que é um grande estuário da vida marinha, muitas aves e o impacto que o plástico pode causar nessa área.
A outra opção é a visita a Ilha dos Arvoredos, um verdadeiro patrimônio cultural e ambiental da região. Ela é localizada a 1,6 quilômetro da costa da Praia de Pernambuco, que a partir do pioneirismo e do sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee, se tornou exemplo de sustentabilidade, abrigando um centro de pesquisas de novas práticas sustentáveis, além de ser possível ver construções inusitadas realizadas entre as décadas de 1950 e 1960, pelo engenheiro.
Todos os passeios são acompanhados por guias. Isso faz com que os passeios sejam além de um momento de lazer, uma grande aula de história e de despertar para as questões ambientais.
Para agendar os passeios é só entrar em contato pelo e-mal: [email protected].