Início Destinos Pescadores de histórias: lendas de pescadores viram turismo na vida real

Pescadores de histórias: lendas de pescadores viram turismo na vida real

24
0
COMPARTILHAR

Durante alguns meses do ano, a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho e garantir o equilíbrio da vida no mar. Nesse período, conhecido como defeso, os pescadores ficam impedidos de realizar sua principal ocupação. Mas e se, em vez de ser um contratempo, essa pausa pudesse ganhar um novo significado? Para isso, Corona está lançando “Pescadores de Histórias”, projeto idealizado em parceria com a agência Africa Creative, que transforma a época do defeso com uma alternativa criativa, capaz de movimentar a economia turística local e ainda dá luz a um talento especial desses profissionais do mar.

Pescadores de histórias lendas de pescadores viram turismo na vida real

Nos dias 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba (SP), pescadores da região deixarão temporariamente os barcos de pesca para se tornarem anfitriões de experiências culturais, em que acompanharão turistas por roteiros que combinam paisagens naturais, lendas locais e saberes transmitidos de geração em geração.

“‘Pescadores de Histórias’ traduz o jeito Corona de pensar. Buscamos uma alternativa para uma questão real, que é o defeso, sem abrir mão da imaginação, das pessoas e do olhar para o meio ambiente. A marca nasceu na praia e vive da conexão com a natureza. Acreditamos que boas histórias podem gerar impacto com leveza, movimentando o turismo e promovendo experiências para os consumidores”, diz Gabriela Gallo, Diretora de MKT de Corona no Brasil.

Pescadores de histórias lendas de pescadores viram turismo na vida real

A estrutura do projeto vai contar com quiosque temático, barcos, guias, promotores e souvenirs inspirados nas histórias contadas pelos pescadores, permitindo que os visitantes levem uma lembrança afetiva com objetos que celebram o imaginário da região.

“Nosso desafio era transformar um período de pausa obrigatória dos pescadores em uma oportunidade de conexão e valorização da cultura local, tendo um cuidado tanto com os peixes quanto com os pescadores. Então, em vez de ver a suspensão como um obstáculo, nós ressignificamos como uma experiência imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida no mar. A campanha reforça o propósito de Corona de celebrar a vida ao ar livre e incentivar o turismo. Isso cria uma conexão emocional duradoura com o público”, afirma Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.

Pescadores de histórias lendas de pescadores viram turismo na vida real

Dos mares para telas e páginas

Para convidar o público para conhecer e vivenciar o projeto, Corona escolheu formatos especiais para dar todo o tom de fantasia que ele merece. A marca vai lançar uma das histórias de Picinguaba em animação e também vai eternizar os contos dos pescadores em um livro exclusivo, com cinco lendas, produzido com materiais retirados das praias – como madeira de barcos, redes de pesca, linhas e lonas.

Além disso, contará com os pescadores como protagonistas da campanha. Ela será veiculada não apenas nas redes sociais da marca, mas também em voos da Azul e salas de cinema do país.

Amarrando a narrativa visual da campanha, o projeto contou com a parceria do estúdio Black Madre, reconhecido pelo seu trabalho artesanal. O estúdio desenvolveu a identidade visual de “Pescadores de Histórias” com elementos entalhados em madeira e mixed media para destacar a riqueza cultural da ilha. Toda arte produzida foi inspirada em objetos da vida caiçara, usando como ponto central a principal conexão dos pescadores com o mar: os barcos. Um dos destaques é “A Ilha Rachada”. O curta-metragem  combina live action (Recôncavo) e animação com texturas de madeira digitalizadas (Black Madre), com áudio assinado pela Loud.

Passeios

Data: 19 e 20 de Abril

Horário: das 9h às 18h

Local: Picinguaba – SP

Requisitos: reserva via plataforma Sympla

Leia também Uma viagem pelo mundo com cinco filmes
Visited 8 times, 1 visit(s) today