Os alunos da Escola Estadual Presidente Médici foram os vencedores do Desafio Tack. É um dos maiores concursos de empreendedorismo jovem do Brasil. O projeto vencedor de Cuiabá apostou na inclusão, através da FEAMM, plataforma de turismo. Ela foi criada para atender a todos os públicos, em especial, às pessoas com deficiência (PcD).
O evento, pela primeira vez, teve a participação de alunos do ensino médio das escolas públicas de todo país. O objetivo da competição era que as equipes pudessem encontrar soluções inovadoras, utilizando a tecnologia para questões culturais.
A recompensa? Uma viagem para participar da Brazil Conference 2020. O evento acontece na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O anúncio foi feito com ares futuristas durante o Tack Festival no Rio de Janeiro.
A equipe de Cuiabá competiu com quatro escolas finalistas do Maranhão, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.
O objetivo do grupo vencedor foi levar conhecimento cultural ao maior números de pessoas. Seja viajando ou dentro de sua própria cidade, através do acesso às informações dos principais eventos, que possuam acessibilidade necessária para cada limitação.
A plataforma de turismo em breve estará no ar. Ela é um convite ao público para desfrutar do que há de melhor ao redor do País. Sem limites a qualquer indivíduo, independentemente da sua deficiência.
A partir da escolha em trabalhar com o tema, os alunos pensaram numa plataforma de busca idêntica ao site “trivago”, que mostra os melhores preços de hotéis em várias operadoras, porém, voltado para as PCDs, com uma gama enorme de informações.
Durante a concepção da plataforma de turismo, foram levados em conta, fatores como a constatação de que 6,7% da população brasileira têm algum tipo de deficiência e, que este, também é um público grande que não é atendido.
O início de operação da plataforma de turismo, previsto para 2020, mostrará o roteiro turístico completo para Pessoas Com Deficiência (PCDs) em cidades do Mato Grosso. Inicialmente em Chapada dos Guimarães. Depois, Bonito (MS), Pironópolis (GO), entre outras.