O jornalista Marcos Junior Teixeira Oliveira, diretor da Redescobrindo Ideias e assessor de Curaçao, recebeu o título de Jornalista do Ano de 2024 pela Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (Abrajinter) em uma cerimônia realizada segunda-feira, 09 de dezembro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF).
A entidade concedeu o reconhecimento a jornalistas, profissionais da comunicação, diplomatas e personalidades que promovem um trabalho de excelência e difundem as relações internacionais, fortalecendo o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais consciente.
A lista dos homenageados inclui jornalistas e profissionais da comunicação como Marcos Junior Oliveira (que escreve para veículos especializados), Roberto Cabrini (Record TV), Wahby Khalil (EBC – Portal Gov), Roberto Elias Hopf Munhoz (Record TV), Ana Flor ( Globo News), Edson Franco (Revista IstoÉ) e Dini Sant’Anna (TV Globo); Marcelo Rech (Câmara dos Deputados); Leandro Mazzini (Correio Braziliense e Metrópoles); Thiago Vilarins (Opinião em Pauta); Marlene Galeazzi (Revista Caras); Marcia Lorenzato (SBT); Murilo Fagundes (SBT). A solenidade no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados reconheceu também os embaixadores do Reino dos Países Baixos, Azerbaijão, Egito, Omã, Ruanda, Bélgica, Itália e Malta.
Marcos Oliveira foi destacado por sua atuação na promoção de alguns países (com os quais trabalha como Curaçao, Costa Rica, Argentina, Luxemburgo e República Tcheca) no Brasil confirmando assim sua trajetória profissional no setor de comunicação para o turismo nos últimos 15 anos.
“Este prêmio é um reconhecimento não só do meu trabalho, mas de todos os que acreditam no poder transformador da comunicação no turismo. É uma honra representar essa classe tão essencial, de assessores de imprensa, relações públicas e jornalistas no segmento de hospitalidade, e ainda mais sendo no Congresso Nacional”, afirmou Oliveira ao receber a honraria.
O homenageado atua como assessor de imprensa e escreve para veículos segmentados e sempre conectando-se com a rede diplomática estrangeira presente no País, especialmente as missões diplomáticas holandesas por Curaçao ser membro do Reino dos Paises Baixos.
A presidente da Abrajinter, Fabiana Ceyhan, destacou a relevância do evento como um espaço de valorização do talento, comprometimento e esforço coletivo. “Celebramos hoje não apenas a excelência, mas também o impacto desses profissionais em suas comunidades e além”, finalizou Ceyhan. A Abrajinter, é uma associação privada e tem como objetivo fomentar o jornalismo profissional no segmento diplomático e das relações internacionais.