As principais entidades da indústria de hotéis do país se reúnem no 13 de março, às 8 horas no Salão Principal, no anexo IV, 10º andar, da Câmara dos Deputados, em Brasília, com parlamentares de todo o país.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Resorts (ABR), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) – juntamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), têm a expectativa de reunir mais de 100 parlamentares no encontro.
Ele tem o objetivo de mobilizar os representantes do Poder Legislativo para as principais demandas da indústria de hotéis nacional, a fim de garantir o crescimento sustentável do setor. “O setor hoteleiro é um dos mais importantes do turismo. Esta aproximação do legislativo visa acolher as demandas que precisam ser trabalhadas no parlamento brasileiro” explicou Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR).
“Essa ação inicial, de sensibilização, tem como meta conseguir reunir o maior número possível de Deputados Federais e Senadores. Nossa intenção é mostrar a importância da indústria de hotéis na economia brasileira, além de confirmar a força e união do setor, uma vez que os seus pleitos são comuns e deveriam estar no Projeto de Lei 7413/17 que atualiza a Lei Geral do Turismo”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.
Para depois completar: “Isso garantiria a necessária atualização, modernização e a segurança jurídica para o trade turístico brasileiro e, principalmente, para o setor hoteleiro”.
As pautas da indústria de hotéis já foram apresentadas ao ministro do Turismo
Ele lembrou ainda que todas as pautas que serão apresentadas aos parlamentares já foram anteriormente encaminhadas ao Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Para Alberto Cestrone, presidente da Associação Brasileira de Resorts, a ideia do grupo é apresentar uma agenda propositiva com seus principais pleitos. Ele destaca que há uma unanimidade entre todos os representantes das principais entidades da hotelaria nacional.
“Essas questões levantadas pelo grupo precisam ser encaminhadas para que a indústria de hotéis possa desenvolver todo seu potencial. O setor pode ajudar o país a gerar mais emprego e renda” lembrou Cestrone.
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio afirmou: “Continuamos trabalhando para que o Turismo possa ocupar um papel central na retomada do crescimento econômico. Precisamos ter representantes no Congresso que defendam a bandeira do setor, além de estreitar o relacionamento com o Legislativo. Atenção às políticas públicas e estímulo a programas de relevância nacional para toda a cadeia produtiva são fundamentais”.
Segundo o presidente executivo do FOHB, Orlando de Souza, “é preciso criar uma maior aproximação do setor hoteleiro com os parlamentares da FRENTUR, pois, assim, podemos apresentar os recentes estudos que atestam a grande importância da nossa indústria na economia brasileira, com forte impacto na geração de empregos e crescimento do PIB, e também mostrar quais são as nossas solicitações que ajudarão o crescimento do turismo no país. A união e alinhamento nos discursos e ações das quatro entidades que defendem a hotelaria irão mostrar aos parlamentares à força da indústria de hotéis e um propósito firme de ajudar na recuperação do país”, finalizou Orlando.