Início Tecnologia RH 4.0: 5 dicas para humanizar a jornada de contratação do colaborador

RH 4.0: 5 dicas para humanizar a jornada de contratação do colaborador

257
0
COMPARTILHAR

Quase todos os setores profissionais foram moldados, nos últimos anos, pelas novas tecnologias que estão surgindo e agilizando os processos de trabalho. Os Recursos Humanos não ficaram de fora das novidades, antes uma área considerada atrasada e burocrática, o RH 4.0 representa a revolução tecnológica no setor, aplicando as inovações desde o recrutamento de novos colaboradores, o processo de onboarding e a gestão de pessoas.

No entanto, a tecnologia ainda não está completamente presente nos Recursos Humanos. Para se ter uma ideia, um relatório da WeSeek de 2022 apontou que, no pós-pandemia, apenas 24% das empresas adotaram o recrutamento 100% digital. O número é ainda menor quando se trata do onboarding, etapa de treinamento de colaboradores já recrutados – apenas 15% das empresas realizam o procedimento online.

Pensando nesse cenário, Daniel Uchôa, CEO e Co-Founder da Worverse, uma startup que transforma a jornada de admissão e onboarding de novos colaboradores por meio de uma experiência imersiva e gamificada, acredita que é necessário que a área se atualize. “O RH evoluiu de processos burocráticos manuais para processos burocráticos digitais. Agora, as grandes empresas estão indo além, oferecendo experiências memoráveis. Nossa vida como ser humano é sobre experiências, que permanecem conosco e nos moldam. E é assim que as empresas líderes estão moldando seus novos talentos, através de experiências que vão além dos sentidos, e que criam fortes laços com a marca empregadora. Novos talentos aceleram o progresso, e as experiências aceleram esses talentos.”, afirma.

Prepara-se para o novo colaborador

“É importante mostrar para os novos integrantes da equipe, que eles são importantes e essenciais, antes mesmo de começarem no trabalho. Garantir com que tenha tudo que é necessário já é de muito valor, certificando que tenha um lugar adequado para trabalhar, computador e quem sabe até alguns mimos, tudo vale para que o colaborador se sinta bem. Além disso, já mostrar o espírito da empresa, através de uma experiência imersiva única, é muito valioso. A solução para que essa experiência seja memorável, mesmo a distância e antes do primeiro dia, tem relação com a tecnologia. Não pela digitalização do processo em si, mas por meio de universos virtuais que focam no que o sistema pode fazer pelas pessoas ao acolher o colaborador ou o candidato em primeiro lugar, criando laços afetivos entre ele e a marca, mesmo antes do aceite da proposta”, explica.

Use a tecnologia a seu favor

“Agora é o melhor momento para inserir tecnologias nos processos de RH, use-a para que o onboarding seja feito de uma maneira que tanto mostre para o colaborador a cultura da empresa e funcione também para tranquilizar em um momento que costuma estar revolto de ansiedade, através da imersão única e personalizada desse colaborador. Na Workverse, criamos cenários imersivos que apresentem a empresa para que, desde a oferta do emprego, o candidato entenda a proposta da empresa e vá avançando no processo de onboarding de uma forma lúdica e divertida, uma experiência, que tem background no entretenimento mas que está realmente mostrando como será a dinâmica de trabalho. As novas gerações de colaboradores buscam um trabalho que esteja alinhado a seus valores, que garanta bem-estar e uma experiência saudável. Essas gerações não mais valorizam o trabalho tradicional e a longevidade dentro de uma empresa, como era no passado.”, revela.

Personalize a experiência

“Cada pessoa é única e individual, por isso, também tem reações próprias a cada etapa dos processos que envolvem uma contratação. Logo, é bastante gratificante estar em um ambiente virtual que possa ser acessado de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, que seja gamificado, interativo e personalizado, possibilitando ao novo colaborador ter experiências sobre a nova empresa, fazer solicitações, enviar documentos, simplificando e aprimorando a jornada através de experiências memoráveis”, mostra Daniel.

Pense na imersão

“Esse novo colaborador vai passar a trabalhar todos os dias em sua nova empresa, por isso é importante que entenda seu funcionamento. Os serviços que existem hoje apresentam apenas telas estáticas e textos, mensagerias, que não só não engaja como tem baixa absorção da mensagem. Isso não se compara a um ambiente que mescla realidades virtuais com o mundo real, em uma experiência imersiva em que a pessoa é acolhida por uma assistente virtual que vai te guiando por voz e visual, com som, imagem, movimento e interações, que é o que a Workverse oferece”, exemplifica.

O colaborador em primeiro lugar

“Um novo trabalho é um período de animação, mas também de ansiedade e apreensão, existem centenas de empresas que têm a necessidade de transformar o processo de admissão de colaboradores, viemos para ajudar nesse quesito de forma humanizada e gamificada, deixando os dois lados satisfeitos – colaborador e corporação. Cada pessoa tem sua dor e sua preocupação, pensando nisso trabalhamos para criar uma experiência que compreenda o usuário e se molde de acordo com isso. Para ajudar essas pessoas em um momento de decisão tão importante em suas vidas, que é a escolha de um emprego, nada melhor do que uma real vivência imersiva nas vantagens da oferta, passando pelos principais fatores de decisão. Essa experiência pode ser compartilhada e desfrutada com a família, para apoiá-los na decisão, finaliza Daniel Uchôa.

Leia também O que impulsiona o crescimento da terceirização de processos de negócios