O programa foi apresentado durante reunião do Conselho de Turismo do Município (COMTUR), que contou com os representantes das instituições envolvidas e do trade turístico. Seu objetivo é desenvolver ações estratégicas, com foco no posicionamento da atividade turística de Santa Cruz Cabrália para o fortalecimento dos negócios do setor.
As ações definidas no plano fazem parte de um Convênio de Cooperação Técnica firmado entre o Sebrae e a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Turismo. Entre as etapas macro do programa estão o Plano Municipal de Turismo, Direcionamento Estratégico, o Mapeamento da Oferta e Atualização do Conceito do Destino, atividades a serem completadas até dezembro.
Na oportunidade, Flávia Goroni, Gestora do Sebrae, apresentou o cronograma e o detalhamento das ações. Em seguida, Rafael Braga, consultor da instituição, expôs a metodologia dos trabalhos. Ele destacou também as oportunidades do processo para a ampliação do posicionamento turístico do destino.
Na ocasião, o Secretário de Turismo do município, Paulo César Magalhães, pontuou: “Estamos apenas no início de um trabalho inédito. Tudo isso, sem dúvidas, irá gerar resultados positivos para o turismo de Santa Cruz Cabrália. A parceria com o Sebrae e com outras entidades serão imprescindíveis para atingirmos o principal objetivo, que é o desenvolvimento turístico local”
Para o prefeito do município, Agnelo Santos, o destaque da ação se dá na parceria entre a Prefeitura, Sebrae e o trade local para as ações de reestruturação da oferta. “Seguimos trabalhando pelo fortalecimento dos negócios em toda a cadeia do turismo, promovendo investimentos, geração de empregos, renda e visibilidade de Santa Cruz Cabrália”.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, concluiu: “O Sebrae segue parceiro nesta tendência nacional de reestruturação do Turismo e adequação às novas demandas de consumo. É um passo importante na sustentabilidade de todo o trade turístico, promovendo e oportunizando seu crescimento”.