Em tempos do novo coronavírus, que gerou uma séria crise em milhares de empresas pelo país, muitos empreendedores estão buscando empréstimos nas instituições financeiras e cooperativas para evitar a falência.
Entretanto, antes de buscar empréstimos, são necessários alguns cuidados para evitar a inadimplência ou o aumento das dívidas futuras. Para lidar com os credores, uma das medidas mais importantes é fazer um plano de pagamento. O Sebrae preparou algumas dicas para que o empresário tenha sucesso na obtenção de crédito sem se complicar.
Um primeiro passo para a obtenção de empréstimos é fazer um plano de fluxo de caixa, o que obriga o empreendedor a colocar no papel todos os gastos com a devida justificativa.
Depois, o empresário deve verificar se há outros recursos que podem ajudar no pagamento das dívidas. Para quitar seus débitos ele pode vender veículos, queimar estoques ou se desfazer de maquinários.
Conheça as principais dicas para evitar dor de cabeça ao adquirir empréstimos:
- Recalcule as parcelas da dívida, alterando datas e valores de multas para que tudo possa caber no orçamento.
- Se o empreendedor tiver mais de uma dívida ele deve organizá-las por ordem de prioridades, tendo como base a situação geral da empresa.
- Na hora de negociar não trate quem está do outro lado como adversário já que, assim como você, o credor está em busca de solução.
- Seja verdadeiro e não leve a discussão para o lado pessoal, pois isso pode fazer a diferença.
- Ao fazer o empréstimo tenha em mente duas perguntas: o valor total das parcelas vai ser menor que a dívida atual e o valor é maior e dará para refazer seu caixa?
- Pesquise linhas de crédito que mais atendem suas necessidades e procure as instituições financeiras certas, pois elas possuem taxas diferenciadas.
- O empreendedor deve ter um bom score, manter os impostos e as certidões negativas em dia.
- Dependendo da finalidade do crédito, os bancos podem pedir um plano de negócios, por isso o empreendedor vai precisar dele para mostrar que seu projeto é viável.
- É bom mapear quais as garantias que você pode apresentar, se o projeto for aprovado pela instituição financeira.
- O empreendedor não deve esquecer do Fampe, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas do Sebrae, que pode garantir até 80% do empréstimo, nas instituições financeiras conveniadas.