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Sebrae-SP e Serasa Experian oferecem consultoria e treinamento pelo programa Impulsiona Pequenos Negócios

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O Sebrae-SP e a Serasa Experian se uniram para realizar a segunda edição do Programa Impulsiona Pequenos Negócios. Neste novo ciclo, 120 empresas de pequeno porte, de segmentos variados e localizadas nas cidades de São Paulo, Campinas e Osasco participarão da iniciativa, que contempla uma jornada com acompanhamento individual e personalizado para endereçar as dores identificadas no diagnóstico empresarial feito no início do programa, além de propiciar imersão em temas relevantes para todo negócio e oportunidades de trocas de experiência e networking entre os participantes.

Ao longo de um ano, eles receberão consultoria com especialistas do Sebrae e participarão de workshops presenciais temáticos juntamente com outros empreendedores do programa. Como novidade, a segunda edição ainda terá uma trilha inédita sobre ESG para inserção de melhores práticas nas pequenas empresas.

Uma pesquisa de mercado realizada pela Serasa Experian com 528 MPMEs mostrou a importância e a maturidade desse público nesta agenda positiva.

Os dados mostram que ainda há espaço para aprimorar o conhecimento sobre as boas práticas, já que 67% das empresas respondentes desconhecem o significado da sigla ESG. Entretanto, os empreendedores estão cientes da importância do assunto, já que quando questionados sobre o impacto da adoção das práticas na competitividade da empresa, 89% dos entrevistados concordam com seu papel fundamental.

O evento também contribui para reverter o cenário de dificuldades econômicas, mortalidade e inadimplência, que em agosto de 2024, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, foi de 6,9 milhões de empresas.

“O objetivo do programa está em linha com o nosso propósito como companhia de gerar impacto social positivo em escala por meio do empreendedorismo no país. Sabemos que essa é uma jornada árdua, em que o empreendedor precisa dominar várias aspectos de gestão do seu negócio – ramo de atuação, questões financeiras e de pessoas, tendência e novas exigências do mercado e dos consumidores, por exemplo – e muitas vezes tem pouca troca de experiências com outros empreendedores vivendo os mesmos desafios. É justamente neste ponto em que entramos, ao apoiar os donos de negócio a buscarem maior profissionalização e mais contato com outras empresas por meio do programa”, afirma Paulo Gustavo Gomes, Head de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian.

O impacto

Na primeira edição do Impulsiona Pequenos Negócios, realizada ao longo de 2023, foram investidas, no total, mais de 5.200 horas entre consultorias e workshops às 119 empresas dos 5 estados (SP, RS, PR, RJ e PE) que participaram até o fim do programa.

Entre os principais resultados, estão a melhora de 57% no índice de competividade em ferramenta de qualidade e gestão utilizada pelo Sebrae, além da melhora da margem líquida das empresas em 17%, assim como a diminuição em 92 p.p. no endividamento.

Aline Vaz, proprietária da Arte Natural Terrários, empresa que participou da primeira onda do Impulsiona, considera o programa um divisor de águas em sua vida. “Antes eu não tinha uma visão geral e estratégica do meu trabalho e da minha empresa”, revela. “Eu trabalho com criatividade, então acabei deixando um pouco de lado a parte financeira e administrativa. Com o Impulsiona Pequenos Negócios, consegui deixar tudo mais programado e organizado para poder me dedicar mais, por exemplo, aos meus clientes e às minhas vendas”.

Para participarem do programa, as empresas devem estar situadas nas cidades, ou proximidades, de São Paulo, Osasco e Campinas, ter faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, e podem ser de diversos setores. As atividades do programa Impulsiona Pequenos Negócios terão início em janeiro de 2025. Para mais informações acesse o link aqui.

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