A Startup SleepBoll vem implementando uma nova modalidade de quartos nas rodovias. A lei que autoriza o funcionamento dessa modalidade de hospedagem está regulamentada desde 2015.
O Brasil assinou compromisso em 2011 junto a OMS e a ONU para a redução de 50% da violência no trânsito. A conhecida Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015) é uma das ações federais previstas para minimizar o índice de fatalidade nas estradas.
Nos últimos vinte anos, foram 400 mil vidas perdidas e dois milhões de pessoas incapacitadas. No âmbito econômico gerou um custo de R$ 12 bilhões aos brasileiros, segundo o IPEA.
Diante deste cenário está a atuação da startup SleepBoll. A empresa investe em infraestruturas de cabines para dormir e cochilar nos pontos de paradas das rodovias. As instalações são necessárias ao cumprimento da nova legislação.
O projeto atende postos de combustíveis e praças de pedágio, tendo o primeiro protótipo já instalado pela SleepBoll no Posto Buffon de Nova Santa Rita (RS), na BR 386.
Há quatro anos da implementação da Lei dos Caminhoneiros, uma sequência de alterações relacionadas à jornada de trabalho do motorista profissional foram implementadas visando o avanço e a segurança do setor.
Pela Lei dos Caminhoneiros uma parada a cada 5 horas é obrigatória
Para o cumprimento prático das normas, fica um desafio à Federação dos caminhoneiros. De acordo com o CEO da SleepBoll, Luciano Paixão, a cada cinco horas rodando na estrada, a parada para o descanso é obrigatória. E deve ser no mínimo de meia hora.
“Nas rodovias, aonde estão estas instalações que obrigatoriamente devem acolher o motorista? Percebemos que a implantação dos ponto de parada até 2020, conforme prevê a Portaria 944/2015 do Ministério do Trabalho, requer uma força tarefa do governo no sentido de criar uma linha de crédito a longo prazo específica junto ao BNDES viabilizando o investimento do mercado privado nesta demanda gerada pela Lei”, explica o CEO da SleepBoll.
A solução da SleepBoll é instalação do projeto IOT-B2B nos postos de combustíveis e pedágios nas rodovias brasileiras. São cabines de dormir no formato modular, com climatização e automação embarcados. Elas podem ser reservada on-line. Todos os modelos estão em conformidade com o Plano Gerenciamento de Riscos (PGR).
“A utilização pelo caminhoneiro pode ser por minutos ou horas. O resultado para a sociedade é a inovação pela economia colaborativa. Ela elimina intermediários e desmonetiza os usuários finais. O acesso é direto pelo aplicativo (app.sleepboll.com.br). A limpeza, segurança e espaço, ficará a cargo do cedente que fará a cessão do local”, comenta Luciano Paixão.
Em junho próximo será realizada uma chamada para a captação conjunta de investidores por meio de financiamento coletivo para a aquisição e disponibilização das cabines.
A plataforma da SleepBoll vai administrar a logística da demanda junto às gerenciadoras de riscos, transportadoras e convênio com os caminhoneiros autônomos, assim como viajantes e público em geral.
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