O seguro viagem ainda é uma grande incógnita para a maioria dos viajantes brasileiros. Muitas pessoas não sabem para que ele serve ou se é realmente necessário. E acabam deixando de lado um item que é essencial na hora de viajar. Confira a seguir as principais dúvidas sobre o assunto.
O seguro viagem é obrigatório?
Diversos países da União Europeia exigem que os turistas tenham um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil. Venezuela, Cuba e Equador também têm regras específicas. No entanto, mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é extremamente importante. Os Estados Unidos, por exemplo, têm o sistema de saúde mais caro do mundo. Até uma gripe pode resultar em um grande prejuízo para quem viaja desprotegido.
Como escolho o valor da cobertura?
Em geral, a principal característica a que se deve ter atenção ao escolher um seguro viagem é o valor da cobertura para despesas médicas e hospitalares. Em alguns casos, elas podem chegar a até 1 milhão. Quanto mais cara a moeda e o sistema de saúde do destino, maior ela deve ser. Os Estados Unidos, por exemplo, pedem coberturas muito altas. Além disso, para mulheres grávidas ou pessoas com alguma doença preexistente, é conveniente contar com uma cobertura mais robusta.
Preciso de alguma cobertura adicional?
Muitos seguros oferecem coberturas adicionais para complementar o produto. São opções personalizadas para quem quer coberturas mais específicas. Entre as garantias adicionais oferecidas há o seguro de equipamentos pessoais eletrônicos. Uma boa pedida para quem viaja com o notebook, laptops e smartphones para trabalhar, por exemplo.
Quando devo acionar o seguro?
Os produtos têm diferentes coberturas e, por isso, há situações específicas que podem cobrir ou não. Mas a principal situação é a necessidade de assistência médica e odontológica. Nestes casos, é importante entrar em contato com o seguro para que eles o encaminhem para os prestadores autorizados, assim você será atendido sem precisar pagar nada.
Como faço para acionar o seguro?
Cada empresa trabalha de uma maneira. Em geral, existem várias formas de acionar a assistência: pelo telefone (que aceita ligações a cobrar), por e-mail ou mesmo por chat ou SMS. Há casos em que as companhia contam ainda com um aplicativo para celular, em que o passageiro chega a encontrar até dicas de viagem, todos os dados do produto contratado e até um canal direto para contatar o seguro.
Fonte: April Viagens