Início Cultural Tombado pelo IPHAN, Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é porta de...

Tombado pelo IPHAN, Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é porta de entrada do Delta do Parnaíba

110
0
COMPARTILHAR

Aventurar-se na natureza e repousar na história. Assim pode ser definida a experiência de se hospedar no Hotel Boutique Casa de Santo Antônio, em Parnaíba, segunda maior cidade do estado do Piauí. Parte de um complexo paisagístico tombado em 2011, o casarão foi construído em 1911 e passou por um restauro em conjunto com o IPHAN um século mais tarde.

Tombado pelo IPHAN, Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é porta de entrada do Delta do Parnaíba

A fachada, o pé-direito, os pisos em madeira, os azulejos da sacada, as paredes e as bandeiras de portas foram mantidos com as mesmas características arquitetônicas do início do século XX, que incluem influências de outras partes do país e do exterior e podem ser percebidas nas formas estéticas, externas e internas da propriedade, cuja decoração ocorreu sob a orientação de Maria de Lurdes Vieira de Carvalho, matriarca da família proprietária que decorou hotéis da rede Tivoli e reformou palacetes e casas em Portugal.

Construída por uma família francesa da região da Alsácia-Lorena, fugida de uma guerra com a Alemanha no final do século XIX, a Casa de Santo Antônio é um marco arquitetônico do centro histórico do município e ponto de partida para descobrir o Delta do Parnaíba.

Para isso, o hotel oferece uma ampla e confortável infraestrutura, dispondo de 22 suítes, piscina, jacuzzi, sauna, sala de massagem e área para atividades físicas, além de restaurante que valoriza ingredientes locais, como peixe e frutos do mar, utilizados em receitas autorais e outras de inspiração mediterrânea.

Parte do grupo MVC Hotéis, que possui 3 propriedades, está localizado no coração da Rota das Emoções, entre o Maranhão e o Ceará, e é considerado porta de entrada para conhecer o maior delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo. Essa experiência significa se emaranhar entre 72 ilhas repletas de fauna e floras nativas e preservadas.

Tombado pelo IPHAN, Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é porta de entrada do Delta do Parnaíba

Preservação, aliás, é uma característica do hotel, que investe num sistema de aquecimento por energia solar e iluminação à LED em todas as dependências.  O hotel também doa todo o plástico que utiliza para o Projeto Bio Patas, que comercializa o material e, com o que adquire, arca com o custo da castração de animais que vivem na rua. Todo o óleo de cozinha empregado na propriedade também é doado.

“Somos um grupo familiar, pequeno, que propõe aos nossos hóspedes a possibilidade de poder aliar, em uma mesma viagem, dois destinos que se complementam, visto que a Casa de Santo Antônio está a cerca de 105 km de nossa outra propriedade, a Baía das Caraúbas Glamping, que fica na cidade de Camocim, no Ceará”, diz o empresário Mario Viera de Carvalho, CEO da MVC Hotéis.

Tombado pelo IPHAN, Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é porta de entrada do Delta do Parnaíba

Suítes da Casa de Santo Antônio

Ao todo, o hotel disponibiliza 22 acomodações, que se dividem em três diferentes categorias: suítes coloniais (4), suítes de charme (12) e suítes temáticas (6). Com metragem que variam de 22 a 51 m2, todas são decoradas de formas distintas, porém alinhadas a um padrão clássico e modernamente equipadas.

Atividades outdoor e conhecimento

Os tours clássicos passam pelo Igarapé dos Periquitos, Ilha dos Poldros, Ilha das Canárias e pelo Morro Branco, com direito a banho e caminhada. Ainda é possível fazer roteiros mais exclusivos em lancha rápida. Com saída do Porto dos Tatus com destino à Ilha do Caju, inclui paradas durante a navegação, como, por exemplo, nas ilhas do Bananal, Zimburana e Manguinho. Além destas, o barco cruza a Ilha da Engraça e o Morro do Meio até alcançar a Ilha das Cobras, onde se costuma avistar a famosa revoada dos guarás, aves de plumagem vermelha típicas da região e em perigo de extinção.

Outra possibilidade é aliar a descoberta do Delta com outros atrativos da região, como, por exemplo, a travessia dos Pequenos Lençóis Piauienses em quadriciclo pelas trilhas e dunas com paradas para banho na Lagoa do Portinho e almoço na praia. O dia termina no topo de uma duna para assistir ao espetáculo do sol se pondo no horizonte distante.

Também são oferecidos passeios ao Parque Nacional das Sete Cidades. O Piauí abriga diversas belezas esculpidas pela natureza, e um deles é este parque. Localizado nos municípios de Brasileira e Piracuruca, no Norte do Estado, o local é um dos atrativos turísticos piauienses mais espetaculares, possuindo formações rochosas únicas e repletas de simbolismo e história, pinturas rupestres, trilhas e uma cachoeira.

Voltando ao Delta do Parnaíba, o destino oferece muitas atividades para explorar a flora e fauna locais. Sair cedinho do Porto dos Tatus é o segredo para avistar a maior quantidade de vida animal possível. Ou no fim de tarde e adentrar pela noite num safári noturno. Jacarés, jiboias e macacos esperam os visitantes. Mas é preciso ir treinando os olhos e os dedos para conseguir o melhor clique.

Caminhar despreocupadamente pelo centro histórico de Paranaíba ao entardecer e à noite é outro programa obrigatório. Assim, entra-se em contato com o passado e aprende-se como o município foi uma cidade rica, visitando alguns outros casarões.

No início do século XX a cera de carnaúba e a carne de charque eram itens caros vendidos para o resto do País. Assim, uma elite prosperou na região e construiu palacetes semelhantes à Casa de Santo Antônio. De carro também dá para percorrer as principais praias do litoral do Piauí.

Basta alugar um carro ou contratar um tour pelas praias de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro e Itaqui. Na simpática Luís Correia, que dispõe de boa infraestrutura, as praias de Carnaubinha, Maramar e Macapá se destacam. Muitos passeios fazem parada na famosa Árvore Penteada e acabam na Lagoa do Portinho.

Como chegar

De avião há voo direto e semanal de Belo Horizonte para Parnaíba.  A outra opção é voar até Cruz, mais conhecido como Aeroporto Regional de Jericoacoara, a apenas 2h30 de carro de Parnaíba. Ou então desembarcar em Teresina, a 3 horas de carro. Quem estiver na Rota das Emoções pode chegar por estrada aos Lençóis Maranhenses, da cidade de Barreirinhas, em 3 horas de percurso, ou de Jericoacoara, em 3h20.

Diárias: tarifas a partir de R$ 680 em acomodação dupla com café da manhã

Hotel Boutique Casa de Santo Antônio

Rua Humberto de Campos (Praça Santo Antônio), 988, Centro – Parnaíba (PI)

site: https://casadesantoantonio.com.br

Leia também Piauí ganha museu sobre o Delta do Parnaíba