O jornalismo imersivo utilizando a tecnologia da realidade virtual já é uma realidade no Brasil. Uma solução criada pela produtora Travel TV Brasil vem sendo aplicada em várias cidades paulistas e empresas para a divulgação das atrações turísticas, produtos e serviços em realidade virtual.
Utilizando fotos e vídeos em 360° somados a recursos como áudios e textos, o visitante pode “experimentar” os pontos turísticos antes mesmo de sua visita.
“Essa tecnologia permite que as pessoas visitem os locais turísticos ou conheça o hotel onde ficará hospedado. No caso das empresas, é uma oportunidade para elas apresentarem seus produtos e serviços. A ferramenta também pode ajudar nas vendas antecipadas on-line”, explicou o diretor da Travel TV Brasil, o jornalista Eduardo Augusto Sona.
Matérias podem ser reproduzidas em smartphones
O jornalista explica que essas matérias podem ser reproduzidas em qualquer smartphone ou headsets (óculos) de realidade virtual.
“O acesso pode ser feito através de um QR Code impresso em um mapa ou guia, no site de turismo da cidade ou simplesmente através de um link enviado através do WhatsApp. Um dos objetivos do projeto foi o de deixar o acesso mais rápido e simples possível”, explica Sona.
Além da área de turismo, a empresa produz diversas matérias especiais, uma delas teve reconhecimento internacional. “O especial Os 500 anos de Leonardo Da Vinci foi notícia no site de uma grande empresa de realidade virtual americana. A partir de abril, a Travel TV Brasil pretende iniciar a distribuição de matérias imersivas sobre turismo. Portais de notícias, revistas e blogs interessados terão acesso aos conteúdos. Além disso, a empresa prepara um curso on-line de como produzir matérias imersivas voltado à jornalistas, fotógrafos e estudantes de comunicação. “Esse é um caminho sem volta para o jornalismo e é importante repassar esse conhecimento”, finaliza Sona.
No site www.travel.tv.br e no aplicativo Travel TV Brasil, o visitante poderá encontrar mais informações e viagens em 360° por cidades italianas e brasileiras.