Um dos programas turísticos mais procurados no Estado de São Paulo é o Roteiro do Vinho, em São Roque, que tem como atração as muitas vinícolas com suas diversidades e múltiplos rótulos, mantendo a característica dos vinhos artesanais.
É um passeio de dia inteiro, onde vale à pena conhecer as pequenas vinícolas que são mais intimistas, embora existam maiores, com grande infraestrutura, mas que geralmente estão lotadas e o atendimento não é tão personalizado.
A parada para o almoço é obrigatória, principalmente depois de diversas degustações.
No roteiro do vinho há diversas opções de restaurantes, com gastronomia de vários países e de categoria internacional, mas três valem à pena conhecer.
Cantina Tia Lina
Típica cantina italiana, com massas e molhos feitos artesanalmente, fruto das receitas que passaram de geração para geração. O rondelli com queijo e alcachofra é o prato mais famoso, embora o cardápio tenha várias opções.
A cozinha é de responsabilidade da Tia Lina Sgueglia de Góes e sua filha, Maria Carolina; Mauro Salvador Sgueglia de Góes, seu filho mais velho, gerencia o restaurante.
O espaço é grande, com atrações para a garotada como tirolesa, parede de escalada, pedalinho, entre outras.
O funcionamento é de 3ª feira a domingo e o endereço é Estrada do Vinho, Km 10,4, bairro Canguera.
Costelaria Frank
Os amantes de carne, a Costelaria é parada obrigatória. São diversos pratos à base de costela, que é cozida no bafo por trinta e duas horas, garantindo a maciez e suculência. Com tipos variados de acompanhamento, a receita que veio do caderno de culinária da “nona”, mantém assim a integridade da receita original, com uso de temperos frescos.
O restaurante com capacidade para 130 pessoas, tem ao lado um empório e a loja de fábrica dos vinhos da família, além de estacionamento amplo e playground.
Quiosque Frank
Ao lado da Costelaria, o Quiosque Frank é um local descontraído, excelente para quem busca um lanche rápido ou quem gosta de experimentar novidades. O destaque do lugar são os pastéis de massas especiais, que além de saborosos trazem à mesa também um colorido que alegra qualquer refeição. As massas são à base de pimenta, ervas finas, parmesão e alho, com recheios tradicionais e inusitados como costela e alcachofra.